Manter a moto em dia é essencial para quem a usa constantemente. Segundo especialistas, a revisão de moto deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10.000 quilômetros rodados.

Além disso, se a avaliação for para uma viagem específica, nada mais importante que ela seja planejada uma semana antes da data prevista para a partida.

Afinal, manter esse tipo de cuidado não só garante seu funcionamento normal, mas também evita acidentes ​​que podem colocar em risco sua segurança ou causar danos.

E para te ajudar nesse momento, trouxemos algumas dicas de quais peças você deve verificar, que não podem ficar de fora da sua lista, confira:

Checar a água é o primeiro passo na revisão de moto

O ideal é que a água fique no nível indicado pelo fabricante do veículo para o melhor funcionamento, pois do contrário, pode resultar em danos para sua moto. 

É recomendado que além de manter o reservatório de água sempre cheio, que se faça uma reposição completa a cada dois meses como forma de renovação.

Óleo do motor

O óleo tem a função de manter as partes móveis do motor lubrificadas e evitar o atrito, e possíveis desgastes das peças. Ainda atua controlando o calor gerado pelo motor e auxilia no seu resfriamento.

Portanto, a importância da troca do óleo do motor para o funcionamento normal da moto é evidente. No entanto, as instruções do fabricante devem ser verificadas antes da substituição.

Freios

revisão de moto

Sabemos que os freios são essenciais para a segurança do piloto, portanto, é essencial manter revisões regulares do sistema. É muito importante prestar atenção à conservação de pinças, lonas, pastilhas e tambores.

Mesmo que façam parte de sistemas diferentes, as peças têm a função de desacelerar as rodas por meio do atrito gerado. A manutenção do sistema deve ser realizada de acordo com o cronograma de revisão estabelecido.

Pneus

Os pneus são de igual forma importantes na revisão de moto, e fica o grande alerta: eles não devem estar carecas, pois isso é totalmente perigoso tanto em dias de chuva, quanto em freadas bruscas. 

Fique atento à validade dos pneus, que consta impressa na peça, e verifique também a calibração, que deve ser realizada de acordo com o manual da moto.

Sistema elétrico

Quando dizemos “sistema”, não estamos nos referindo apenas às lanternas traseiras e faróis, mas também às luzes de freio e luzes do painel.

Além de colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas ao seu redor, pilotar com algum problema em qualquer um desses itens é considerado violação de trânsito moderada e está sujeito a multa.

Com essas informações você já sabe que se a revisão da moto estiver em dia, a segurança e o funcionamento normal do veículo estarão garantidos.

Portanto, a manutenção deve ser vista como um investimento e não uma despesa, pois ao cumprir o prazo de manutenção, você pode estender a vida útil do seu veículo.