Veja como a relação entre dólar e carros acaba afetando diretamente o preço dos veículos no país!

Pela primeira vez na história, a barreira dos 5 reais foi superada pelo dólar e deixou vários setores da economia preocupados, com destaque para o mercado automotivo.

Com essa valorização da moeda americana, o preço dos automóveis fabricados em território nacional começa a acompanhar essa mudança. Isso acontece porque vários componentes são importados e refletem a variação do câmbio.

Os impactos causados por essa situação acertaram duramente a venda de automóveis no Brasil, que ainda espera por novos aumentos nos próximos dias. Veja como o dólar e carros estão intimamente conectados.

Dólar pode impactar até 70% do custo de um veículo

A relação entre a moeda americana e os preços dos carros nacionais está no fato de que grande parte dos componentes são importados. Quase 30% do custo de um veículo está ligado com os materiais que vêm de fora.

Em alguns casos, o impacto chega a 70%, como é o caso quando motor e câmbio são adquiridos de outros países.

Além disso, diversas commodities, como aço, alumínio, vidro, plástico, borracha e lubrificantes são alguns dos itens cotados em dólar. Consequentemente, qualquer variação também afeta esses materiais

Com a alta da moeda, será preciso reajustar os preços dos carros feitos no Brasil em, no mínimo, 15% ao longo de 2021 para equalizar a alta dos custos. 

E como se não fosse o suficiente, a ociosidade das fábricas e o aumento dos gastos logísticos gera custos fixos que precisam ser diluídos de alguma forma. No caso, a opção encontrada foi aumentar ainda mais o preço dos poucos veículos que são produzidos.

Novos repasses para o consumidor

Mesmo que algumas montadoras decidam criar estoque para reduzir os danos causados pela influência do dólar nos carros, o problema não será resolvido em sua essência.

O fato é que no meio de todo esse momento complicado, as fábricas estão repassando o aumento de custos ao preço final dos carros. 

Do outro lado, o governo restringiu o acesso e os benefícios do motorista PcD e, no caso de São Paulo, ainda aumentou o ICMS para arrecadar mais durante a pandemia. 

O grande problema desses aumentos é que o poder de compra do consumidor se manteve constante. Em poucas palavras, é como se o dinheiro de cada pessoa valesse cada vez menos.

Sem dúvidas isso acaba afetando diretamente quem planejava adquirir um novo veículo num futuro próximo.

Além disso, ele afirma que a taxa básica de juros reduzida estimula a alta do dólar, encarecendo as tecnologias importadas. 

Infelizmente a relação “dólar e carros” não parece tão promissora. Quando se tem esse impacto tão violento nos preços por causa da desvalorização do real, o preço dos veículos acaba aumentando para compensar a queda na demanda.

Portanto, ainda existem chances de que os valores dos automóveis brasileiros continuem subindo e atinjam novos recordes históricos.