Veja 4 dicas infalíveis para poupar seu dinheiro na hora de abastecer o carro!

Quer seja uma mudança significativa ou pequena, cada real que você pode poupar do seu tanque de combustível pode fazer a diferença. Pronto para fazer uma mudança positiva imediata no consumo de combustível do seu veículo? 

Aqui estão quatro dicas que podem economizar dinheiro na hora de abastecer o carro e ajudar a reduzir as emissões de combustível prejudiciais ao meio ambiente no processo.

Dirija com mais inteligência

A direção “agressiva” - aceleração rápida, alta velocidade de cruzeiro e frenagem brusca em vez de desacelerar - é uma das maiores culpadas no alto consumo de combustível.

Os motoristas que adotam um estilo de direção “calmo” tendem a economizar de 33% a 38% na gasolina. 

Manter a pressão dos pneus de acordo com a especificação recomendada pelo fabricante também ajuda. É importante não apenas para economia de combustível, mas também para maior segurança e prevenção de desgaste dos pneus, o que pode economizar ainda mais dinheiro.

Pare de usar combustível premium

A química da gasolina mudou enormemente nas últimas décadas, e a maioria dos carros hoje funciona bem com gasolina normal ou intermediária.

Dependendo dos requisitos do seu estado, detergentes e aditivos são misturados à gasolina na refinaria para reduzir as emissões. 

Em alguns casos, os motores de alto desempenho requerem abastecer o carro com gasolina premium. No entanto, isso é claramente indicado no manual do proprietário e até mesmo na tampa do tanque.

Saber quando usar premium se resume à diferença entre duas palavras: “obrigatório” e “recomendado”. Se seu carro requer gasolina premium, você deve usá-la para evitar danos ao motor, caso contrário, é possível economizar abastecendo com a gasolina comum.

Compre um carro com baixo consumo de combustível

Uma das formas mais eficientes de economizar na hora de abastecer o carro é simplesmente ter um veículo com baixos níveis de consumo.

Procure um carro que atenda às suas necessidades e ofereça boa economia de combustível.

Recentemente, os fabricantes também têm tentado aumentar o desempenho e economizar combustível, criando motores de 4 cilindros com turbo alimentação em vez de motores de 6 e 8 cilindros. 

Ao queimar combustível de maneira mais eficiente, um motor turboalimentado é projetado para melhorar a aceleração enquanto oferece boa economia de combustível. 

Outra opção é migrar para os veículos elétricos. Hoje em dia já existe uma boa gama de opções no Brasil, e com certeza algum modelo pode chamar sua atenção.

Dirija menos e seja mais saudável

São necessários vários quilômetros para um carro atingir a temperatura operacional máxima. Durante o período de aquecimento, o carro gasta mais combustível e emite mais poluição. Caminhar em viagens curtas, em vez de dirigir, pode ajudar a economizar dinheiro e reduzir as emissões.

Dar alguns passos extras a cada dia também pode beneficiar sua cintura. Portanto, andar até o trabalho, em vez de dirigir, é uma maneira muito saudável de economizar na hora de abastecer o carro

Se isso não for viável, você também pode tentar um rodízio de caronas com seus colegas de trabalho.