Saiba onde encontrar estações de recarga para um carro elétrico no Brasil e quanto custa para abastecer o seu veículo com energia

O carro elétrico vem ganhando espaço nas ruas brasileiras e se tornando uma opção cada vez mais viável para quem busca economia e sustentabilidade. Mas uma das maiores dúvidas de quem pensa em migrar para essa tecnologia é: como e onde recarregar?

A infraestrutura de recarga está crescendo no Brasil?

Embora a rede de recarga para carros elétricos no Brasil ainda esteja em expansão, ela vem crescendo de forma consistente segundo a ABVE, em agosto de 2025 o país já contava com cerca de 16.880 pontos públicos e semipúblicos de recarga. Com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul.

Capitais como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília lideram em número de estações. Entretanto, cidades menores também começam a investir nesse tipo de infraestrutura, especialmente em shoppings, supermercados, estacionamentos e rodovias.

Tipos de recarga disponíveis para carro elétrico

Existem diferentes tipos de carregadores disponíveis nos postos de recarga, que variam em potência e velocidade:

Recarga lenta (ou residencial)

Utiliza tomadas convencionais, com potência reduzida. Ideal para carregar à noite, em casa. Pode levar de 6 a 20 horas, dependendo do modelo do veículo e da bateria.

Recarga semi-rápida

Geralmente encontrada em estabelecimentos comerciais e shoppings. Utiliza carregadores com potência entre 7 e 22 kW, levando de 3 a 6 horas para uma carga completa.

Recarga rápida

Presente em algumas rodovias e postos de combustível. Oferece potência acima de 50 kW, permitindo carregar até 80% da bateria em cerca de 30 minutos. É ideal para viagens mais longas.

Quanto custa abastecer um carro elétrico?

O custo para abastecer um carro elétrico no Brasil varia conforme o tipo de recarga, o modelo do veículo e a política de cobrança do ponto de recarga. Atualmente, muitos pontos ainda oferecem carregamento gratuito como forma de incentivo.

Quando há cobrança, o valor costuma girar entre R$ 1,00 e R$ 2,50 por kWh. Considerando um veículo com bateria de 40 kWh, o custo para uma carga completa pode variar de R$ 40 a R$ 100.

Comparação com veículos a combustão

Um carro a combustão que roda 10 km por litro e percorre 300 km consome cerca de 30 litros de combustível. Com o litro da gasolina a R$ 6, o custo da viagem seria R$ 180. Já um carro elétrico que consome 15 kWh a cada 100 km gastaria cerca de R$ 45 (em média) para rodar os mesmos 300 km.

A economia no abastecimento é, portanto, um dos principais atrativos da mobilidade elétrica.

Onde encontrar postos de recarga?

Algumas ferramentas e apps ajudam a localizar estações de recarga próximas, como:

  • PlugShare

  • Waze (com filtro de estações elétricas)

  • Eletroposto (da EDP)

  • Zletric

  • Tupi Charging

Essas plataformas indicam a localização, tipo de tomada disponível, se o carregamento é gratuito ou pago, além de avaliações de outros usuários.

Empresas como a Raízen, Enel X, EDP, Porsche e BMW também têm investido em redes de recarga nas principais rodovias e centros urbanos do país.

Vale a pena ter um carro elétrico hoje no Brasil?

Depende do seu perfil de uso. Para quem roda bastante na cidade e tem acesso a um ponto de recarga em casa ou no trabalho, o carro elétrico oferece economia de combustível, menos manutenção e menor impacto ambiental.

Apesar do investimento inicial ainda ser mais alto, o retorno vem com o tempo, principalmente se a energia usada na recarga for de fonte renovável ou obtida com tarifa reduzida.

Além disso, com o aumento dos incentivos e a ampliação da infraestrutura, a tendência é que o custo de aquisição baixe nos próximos anos, tornando os elétricos ainda mais acessíveis.

Com o avanço da tecnologia e a ampliação dos postos de recarga no Brasil, o carro elétrico está se consolidando como uma alternativa real e promissora para o futuro da mobilidade urbana. Se você está pensando em fazer essa transição, este é um bom momento para se planejar e aproveitar os benefícios dessa mudança.