Descubra se usar pneus de marcas diferentes tem algum impacto na hora de pilotar sua moto!

“Será que posso usar pneus de marcas diferentes na moto?”

Faça esta pergunta a uma dúzia de motociclistas e você certamente receberá uma dúzia de respostas distintas. 

A parte complicada é que provavelmente há verdades em todas elas. 

Portanto, além de entender quais pneus são melhores para sua motocicleta, é fundamental que você também saiba se pode (ou não) usar marcas diferentes. Continue lendo e descubra!

Você pode misturar pneus de marcas diferentes?

A resposta para essa questão é bem simples: assim como nos carros, qualquer fabricante de pneus de moto dirá que usar marcas diferentes definitivamente não é uma boa ideia.

Algumas pessoas podem pensar que isso é uma tática de vendas, mas o problema é que os pneus são desenvolvidos em pares, não individualmente. Eles são projetados para serem usados ​​desde o início, juntos. 

Isso significa que as qualidades de tração e manuseio são determinadas testando-se os dois pneus ao mesmo tempo. Portanto, substituí-los ao mesmo tempo é muito importante. 

Se você tiver mais desgaste em um e menos desgaste no outro, pode estar sujeito a acidentes na estrada. Se você misturar e combinar pneus de marcas diferentes, mesmo que os pneus sejam novos, você ainda terá o mesmo problema.

Trabalhe sempre em pares

Quando você compra sapatos, você compra um par porque:

  1. Você ficaria um pouco estranho usando dois diferentes.
  2. Seria difícil andar neles, especialmente se um fosse um salto alto e o outro um chinelo.

O mesmo se aplica à pilotagem, porém há menos ênfase na aparência, já que toda a borracha preta é muito parecida.

Você nunca deve misturar marcas de pneus - sempre coloque marcas iguais na frente e atrás. Isso torna sua moto mais fácil de manusear e pilotar.

Mantenha a simplicidade e faça a troca sempre em pares.

Ajuste os pneus em sua moto

Depois de fazer a compra de um novo par de pneus, não se esqueça de ajustá-los. Embora essa não seja uma tarefa tão simples, ela pode afetar gravemente a forma como sua moto se comporta.

Como regra, provavelmente é melhor contratar um profissional para fazer o trabalho por você.

Utilize a pressão adequada

A pressão dos pneus é importante, pois pode ter um grande impacto sobre como sua moto se comporta.

Sempre compare a pressão atual dos seus pneus com a pressão recomendada, conforme definido pelo fabricante da sua motocicleta, que deve estar no manual do proprietário.

Se a pressão dos pneus estiver muito alta, eles estão obviamente cheios demais e isso pode levar à perda de aderência.

Se a pressão dos pneus estiver muito baixa, eles estão com pressão insuficiente, o que significa que você usará mais combustível, os pneus se desgastarão mais rapidamente e você notará um manuseio mais pobre e pesado.

Agora você já sabe que misturar pneus de marcas diferentes não é uma boa ideia, pode tornar o processo de manutenção da sua moto muito mais simples e fácil.