Veja tudo o que você precisa saber antes de comprar seu próximo conjunto de pneu de carga!

Existem muitos atributos com os quais se preocupar ao comprar seu próximo conjunto de pneus, e isso é ainda mais verdade caso esteja em busca de um pneu de carga.

Pesos excessivos podem gerar danos irrecuperáveis, reduzindo efetivamente a vida útil da sua nova aquisição e aumentando o risco de acidentes. 

Por isso, preparamos o artigo de hoje com algumas das principais informações sobre esse tipo de pneu. Confira!

O que é um pneu de carga?

Os pneus de carga não foram feitos apenas para fornecer tração superior em condições secas e molhadas, mas também para suportar todo o peso do veículo. 

Eles são mais reforçados do que os modelos tradicionais, justamente pelo fato de que possuem uma outra finalidade, que é o transporte de cargas.

Quando você conta o peso do próprio veículo, os ocupantes dentro e a carga carregada, tudo começa a se somar.

Como o peso do veículo é distribuído entre as quatro rodas, cada pneu tem uma quantidade significativa de peso para suportar. Os fabricantes de automóveis e pneus consideram o peso total do veículo quando carregado com passageiros e carga. 

Com estes fatores em mente, o pneu deve ser idealmente capaz de suportar o peso do veículo quando totalmente carregado.

Como as classificações de um pneu de carga são determinadas?

Os fabricantes de pneus testam exaustivamente seus pneus para garantir que eles possam atender ou exceder sua capacidade de carga designada. 

Após a conclusão desses testes, os fabricantes atribuem um número de dois ou três dígitos para denotar a classificação de carga máxima. As classificações de carga máxima indicadas em libras ou quilogramas também estão incluídas na parede lateral dos pneus. 

Os índices de carga atuais usados ​​para carros e caminhões leves geralmente variam de “70” a “150”, ou 335 a 3350 quilos, respectivamente. Quanto maior for o número do índice de carga, maior será a capacidade de carga do pneu.

Como um pneu de carga afeta o desempenho do veículo?

pneus de carga

As classificações de carga dos pneus são importantes se você transportar ou rebocar muitas coisas. 

O peso adicional de um caminhão pode levar os pneus rapidamente ao seu limite máximo de carga, criando uma situação perigosa em que pode ocorrer um estouro. 

É muito importante verificar a pressão de ar regularmente, já que a classificação de carga só é precisa quando o pneu está devidamente calibrado.

Geralmente, o número do índice de carga é incluído próximo ao final de um formato alfanumérico na parede lateral do pneu

Este formato também contém a largura, altura da parede lateral, tamanho em diâmetro e classificação de velocidade máxima.

Os fabricantes automotivos geralmente incluem o tamanho do pneu recomendado e a classificação do índice de carga em uma placa de metal no batente da porta do lado do motorista ou em um adesivo localizado no batente da porta traseira esquerda do lado do passageiro.