Hoje um dos equipamentos básicos para quem possui um veículo é calibrador os pneus. Talvez muitas pessoas não vejam a importância do uso deste na rotina de manutenção preventiva, mas essa é um dos primeiros marcos de segurança

O ato de calibrar os pneus está diretamente ligado a estabilidade do carro, o que envolve a nossa segurança, e de todos os envolvidos nas vias. Ela melhora a performance do veículo na estrada, causa menor desgaste dos pneus, além de auxiliar na economia de combustível.

Mas o que é o calibrador?

O calibrador é uma peça automotiva, que pode ser de variados tipos e tem como função medir a pressão dentro dos pneus dos veículos. Basicamente ter um desses conosco auxilia na manutenção preventiva e performance.

E como nossa função é ajudar vocês, listamos alguns dos modelos de calibradores diferentes para cada gosto e bolso.

  • Tipo Analógico – Como principal característica este aparelho não necessita de bateria para funcionar e é marcado pela boa precisão. São fáceis de manusear e pode ser utilizado para medir, inflar ou desinflar. Comumente possuem um visor redondo.
  • Tipo Caneta – Assim como o tipo analógico, este não precisa de bateria para funcionar, e tem seu visor no formato de régua. Pode ser utilizado para medir ou desinflar, mas não é capaz de encher um pneu. 
  • Tipo Digital – Primeiro diferencial deste é o fato de necessitar de uma bateria para o funcionamento do equipamento e costuma incluir o recurso de memorização da última medição. Também possui as três funções de medir, inflar e desinflar.

A variabilidade no preço se vê principalmente nas funções que o calibrador executa e no fato de ser digital ou analógico. Lembrando que alguns destes são aparelhos de delicado manuseio, e outros mais resistentes, mas é necessário zelo ao utilizar.

Quais as melhores opções do mercado?

Abaixo listamos alguns dos melhores calibradores disponíveis no mercado, porque sabemos o quão importante é o cuidado diário com o seu veículo e tudo que envolve a sua segurança.

  • Aparelhos Vonder – Dentre os digitais estes são os queridos, os modelos mais em alta no mercado são Vonder CD 100 e Vonder CD 400. Práticos de manusear e carregar, possuem uma tecnologia que o aparelho deslga 60 segundos após o uso. Atentar para o bico do pneu que para este modelo precisam ser grossos.
  • Tipo Caneta Aço Inox 378 Western – Boa opção para bolsos mais enxutos, este possui a função específica de medir a pressão dos pneus. E um dos pontos marcantes é a qualidade e durabilidade do material.
  • Calibrador de Pneus Pneumático, Encaixe Rosca ¼ Npt Stels – Ideal para veículos leves, este modelo analógico é uma boa pedida pelo preço e pela qualidade dos materiais do produto. É fabricado em alumínio e seu manômetro possui proteção antichoque.