Muitas são as opiniões a respeito dos automóveis, e em vários pensamentos, crenças e opiniões, as discussões são distintas

Quando se trata de cores e pintura de carro, então, é até difícil distinguir entre o que é mito e o que é real.

A beleza e a manutenção de um carro é uma das principais garantias de valorização na revenda. Manter a carroceria intacta é uma tarefa que requer a atenção do motorista.

Pensando nisso, trouxemos a seguir alguns mitos e verdades sobre esse assunto, que vão te esclarecer um pouco mais a respeito da pintura de carro. Continue a leitura!

As técnicas de polimento eliminam parte da camada do verniz? 

Verdade. Qualquer técnica inclui a eliminação de micro-riscos na superfície do verniz e fornece um brilho forte.

Ao contrário da cera automotiva, que pode ser aplicada em casa e não exige experiência, esse trabalho deve ser feito por profissionais treinados.

Ele vai avaliar qual a melhor ferramenta e o polidor mais recomendado com base na idade do carro e no tipo de verniz.

Por ser um método de esmerilhamento que pode remover uma pequena camada de verniz presente na tinta, você deve ter muito cuidado para não danificar a tinta, principalmente se for original

O desgaste da pintura de carro é evitado com a lavagem frequente?

Verdade. O ideal é evitar o atrito da superfície do carro com sujeira sempre que possível. Uma dica é fazer a lavagem em local fresco e na sombra, e utilizar produtos específicos ou detergente neutro.

O motivo é manter os raios solares longe dos produtos químicos de lavagem, que também podem causar manchas.

Não há técnica para a lavagem?

Mito. O mais adequado é limpar sempre de cima para baixo. Dessa forma, você evita que o resíduo de asfalto localizado na parte inferior do carro seja transferido para a parte superior e arranhe a pintura.

O polimento automotivo deve ser feito sempre?

Mito. não é recomendável abusar do serviço de polimento automotivo, justamente por ele conter substâncias abrasivas que atuam no verniz da tinta. 

O processo de polimento pode ser realizado no máximo cerca de 3 vezes durante toda a vida útil do carro.

Ao lavar um carro em casa, você também precisa abrir o capô e secar bem as grades e o duto próximo ao pára-brisa.

Carro preto suja mais e carro branco fica amarelado?

Mito. Carros pretos (ou escuros) têm a mesma proporção de sujeira que carros de cores claras, e carros pintados de branco não ficam amarelos. 

A diferença é que nos pretos, a sujeira é mais aparente, e nos carros brancos, o amarelado pode surgir devido a sujeira impregnada. 

Dejetos de pássaros e resíduos de árvores prejudicam a pintura?

Verdade. Tanto um quanto o outro, ao entrar em contato com a pintura, sofre processo químico, danificando-a. Se ambos não forem removidos de forma rápida e correta, poderão surgir manchas indesejáveis.

Antes de tentar remover resíduos que foram fixados na tinta, o método ideal é umedecer a área até que fiquem macios e caiam facilmente, sem arranhar a carroceria.

Essas são dúvidas constantes de quem possui um veículo de quatro rodas e quando o assunto é pintura de carro. São questionamentos importantes que valorizam o veículo quando esclarecidos corretamente. 

 

Você já sabia desses mitos e verdades?