Veja o que são cidades inteligentes e como esse conceito se conecta diretamente com a mobilidade do futuro

 

Cidades ao redor do globo estão crescendo a uma taxa que ninguém poderia ter previsto no passado. Com muitas oportunidades disponíveis, as pessoas agora são incentivadas a se mudar para áreas urbanas em busca de melhorar sua qualidade de vida.

 

No entanto, com o aumento da urbanização, as cidades começarão a enfrentar desafios significativos no futuro, incluindo a necessidade de mais infraestrutura, a melhoria dos serviços de saúde e a gestão dos recursos energéticos. Isto levanta a questão: como resolver este tipo de dificuldades utilizando as novas tecnologias, em particular no domínio da mobilidade?

 

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) permite que as cidades tradicionais promovam novas iniciativas para resolver muitos desses problemas. Foi assim que nasceu o conceito de “Cidade Inteligente”. 

O QUE SÃO CIDADES INTELIGENTES?

A iniciativa Smart Cities visa mitigar problemas através da implementação de novas tecnologias para lidar com áreas como a otimização de espaços residenciais, redução da poluição e gerenciamento do consumo de energia. 

 

Além disso, outros fatores envolvidos na imersão de Smart Cities são as tendências emergentes de automação, aprendizado de máquina e dispositivos de Internet das Coisas, que aumentaram para 50 bilhões de dispositivos desde seu início em 2009.

 

Uma das principais áreas no desenvolvimento de Cidades Inteligentes é o transporte, que muitos chamam de “Mobilidade Inteligente”. 

MOBILIDADE INTELIGENTE

No espaço da Mobilidade, existem muitas iniciativas que moldam a forma como as pessoas se deslocam pela cidade. O transporte é uma das raízes da rotina diária de todos. 

 

Devido ao crescimento da mobilidade inteligente, várias organizações estão começando a investir no setor. 

 

Nesse caso, podemos explorar muitos conceitos de mobilidade inteligente, onde novos projetos podem realmente fazer uma mudança na forma como as pessoas se movem pela cidade. Alguns deles incluem:

ESTACIONAMENTOS

Um dos problemas mais comuns com transporte em áreas urbanas é a capacidade de estacionar veículos. 

 

Novos serviços de estacionamento vêm com um aumento na receita para os governos locais, uma vez que o sistema se tornará mais prático. 

CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Com o crescimento dos carros híbridos e elétricos, as cidades precisarão começar a construir uma infraestrutura melhor ou “mais inteligente” para o carregamento elétrico desses veículos. 

 

Se os residentes pudessem economizar mais dinheiro não tendo que arcar com as taxas de cobrança de seus carros em casa, isso seria um incentivo adicional para optar por um veículo elétrico. 

BIG DATA

Com a imersão de novos dispositivos IoT, houve um aumento no tamanho dos dados coletados. Este caso pode ser aplicado a várias áreas com muitos propósitos diferentes. Por exemplo, pode ser usado para previsões em áreas com grande densidade populacional. 

 

No caso do transporte, as aplicações mais comuns com grande volume de dados são as plataformas colaborativas e de compartilhamento, que permitem maior eficiência e controle no uso dos recursos da cidade.

SÓ O INÍCIO!

Esta é apenas uma fração sobre o que são cidades inteligentes. Com a expansão contínua das áreas urbanas, novos desafios precisarão ser resolvidos: água potável suficiente, acesso universal a energia mais limpa, a capacidade de viajar com eficiência de um ponto a outro, sensação de segurança e proteção. 

 

Esses são os tipos de promessas que as cidades modernas devem cumprir se quiserem se manter competitivas e oferecer uma qualidade de vida decente aos seus cidadãos. Da mesma forma, esse desenvolvimento de Cidades Inteligentes deve ocorrer em escala global.