Conheça um pouco mais sobre a presença das mulheres na agricultura familiar e veja como elas são indispensáveis para o setor

 

Os avanços na tecnologia e na mecanização tornaram o trabalho agrícola menos físico e atraíram mais mulheres para a carreira agrícola. O que algumas pessoas não sabem, é que elas estavam lá o tempo todo, mas não sob os holofotes.

 

A presença feminina sempre foi um papel vital na fazenda. 

 

Elas trabalham nos campos, cuidam do gado, fazem as tarefas diárias, mantêm a contabilidade e têm um papel ativo nas decisões de gerenciamento da fazenda. E, muitas vezes, elas ainda trazem seu próprio toque na agricultura.

O CONTEXTO ATUAL

As mulheres rurais representam mais de um quarto da população global. Elas cultivam a terra, plantam sementes e alimentam nações. 

 

Elas são parte indispensável da agricultura, mas ainda estão em busca do seu espaço: um espaço de fácil acesso à tecnologia, propriedade e financiamento. Um espaço cheio de oportunidades e sem preconceitos.

 

Assim como qualquer outro agricultor, essas mulheres falam sobre as lutas pelos preços das commodities, expressam seu grande amor pela terra e preocupação com a regulamentação, e se entusiasmam com as gerações que cultivaram o mesmo terreno antes delas - tudo atrás do volante de suas pickups.

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?

A agricultura familiar é um meio de organização da produção agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola, gerida e explorada pela família e predominantemente dependente da mão-de-obra familiar, feminina e masculina. 

 

A família e a fazenda estão ligadas, coevoluem e combinam funções econômicas, ambientais, reprodutivas, sociais e culturais.

 

Além de um modelo agrícola, a agricultura familiar é um modo de vida em que homens e mulheres têm papéis e responsabilidades diferentes. Como em outros lugares, o que homens e mulheres fazem e são responsáveis é amplamente determinado pelo que é socialmente considerado aceitável. 

 

No passado, os homens atuavam com mais frequência como gerentes - tomando decisões sobre quais safras plantar, quanta terra usar, se fazer subprodutos e onde vender os alimentos. Suas tarefas na agricultura familiar também podem incluir a preparação do solo para o plantio e colheita, enquanto as mulheres geralmente fazem o plantio, sacha e processamento pós-colheita. 

 

A boa notícia é que gradualmente essa situação está se alterando…

AUMENTO DA PRESENÇA DE MULHERES NA AGRICULTURA FAMILIAR

Ao longo dos anos, a participação feminina no campo vem aumentando consistentemente, de acordo com a pesquisa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Segundo o documento, a atividade de mulheres chegou a 80% em comparação à masculina em 2019.

 

A maior parte da atividade feminina está localizada na Região Sudeste (88%), seguida pelo Nordeste (84%), Centro-Oeste (80%), Norte (67%) e Sul (65%).

EMPODERANDO MULHERES

As mulheres são uma parte crítica das operações agrícolas e pecuárias em todo o país - e em todo o mundo - há séculos. Mas agora, com o aumento da presença de mulheres na agricultura familiar, surge uma oportunidade única de ser a mudança que queremos ver em nosso setor. 

 

Devemos construir sobre o incrível legado de administração, inovação e produtividade e ajudar uns aos outros a ter sucesso agora e avançar para o futuro.