Veja como manter a manutenção de pneu de moto em dia e garantir sua segurança como motorista!

Os pneus da sua motocicleta são possivelmente uma das peças de manutenção regular mais negligenciadas. Pense por um segundo: será que você verifica seus pneus regularmente e sabe o que procurar?

Se você for como a maioria dos motociclistas, a única vez que presta atenção neles é quando eles estão visivelmente carecas.

Pensando nisso, decidimos listar algumas das melhores práticas para manter a manutenção de pneu de moto em dia. Confira!

Considere pneus radiais para motos urbanas

Em virtude de seu design, as lonas radiais são melhores para lidar com o estresse causado pelo calor ao andar na estrada. 

Isso significa que seu pneu vai durar mais porque a lona o torna mais flexível em comparação com os modelos diagonais. 

Como você provavelmente possui uma motocicleta mais leve, os pneus radiais são provavelmente os mais adequados..

Verifique a pressão interna dos pneus constantemente

Você deve saber que quando os pneus não estão com a medida de PSI certa, seja muito alta ou muito baixa, isso pode afetar seriamente a longevidade dos pneus. 

O manual da sua moto dirá para quais pressões os pneus foram projetados. Observe que os pneus dianteiros e traseiros são geralmente calibrados em pressões diferentes. 

Idealmente, você deve verificar a pressão diariamente, especialmente se você andar de moto muito. Pelo menos, comprometa-se com uma rotina de verificação semanal.

Não deixe os pneus ficarem carecas

Os pilotos normalmente esperam até que seus pneus fiquem carecas antes de trocá-los. 

Se você realmente quer garantir a manutenção de pneu de moto correta, saiba que isso pode ser um hábito perigoso. 

Faça a substituição em pares

Quando o pneu traseiro se desgasta mais rápido que o dianteiro, parece bom senso trocar apenas o pneu traseiro. Mas isso não é verdade. 

Ambos os pneus passaram pelas mesmas tensões e rigores da condução em estrada. Portanto, mesmo que o seu pneu dianteiro pareça bom, ele pode ser trocado.

Você pode não saber disso, mas seu pneu dianteiro desempenha um papel maior em você não cair do que o pneu traseiro. Portanto, faça a troca em conjuntos completos.

Preste atenção a mudanças na direção

A sua moto parece “estranha” sem motivo durante a condução? Essa sensação de empurrar e vibrar pode ser uma indicação de que seu pneu precisa ser trocado.

Mais dicas de manutenção de pneu de moto incluem:

  • Não coloque pneus sem câmara se a sua moto for feita para pneus com câmara;
  • Se você pilota na cidade, não desperdice seu dinheiro em modelos de corrida. Com todas aquelas paradas nos semáforos, você nunca vai tirar o melhor proveito desses pneus;
  • Não coloque um pneu maior na parte traseira do que na dianteira. Isso criará um desequilíbrio de tração entre a frente e a traseira, o que pode pôr em risco sua experiência.