Veja alguns dos principais impactos causados pelas mudanças climáticas na agricultura brasileira!

Como um dos maiores produtores de grãos do mundo, a agricultura do Brasil tem uma influência importante na economia global, e as alterações climáticas podem levar a grandes oscilações no mercado.

No entanto, há fortes evidências que sugerem que alguns desses padrões não são meramente sazonais, mas parte de um conjunto maior de mudanças climáticas na agricultura - que está ameaçando a colheita de 2021 e talvez até mesmo 2022, 2023 e assim por diante.

As altas temperaturas iniciais, o ar seco e a chuva instável já devem ter efeitos duradouros na colheita de 2021. Veja o que pode acontecer nos próximos anos…

Clima e a colheita futura

Para entender melhor os efeitos nas colheitas futuras, usaremos como base uma das culturas mais afetadas pelas mudanças climáticas na agricultura brasileira: o café. 

Nas condições encontradas na maioria das regiões produtoras brasileiras, a diferenciação das flores que serão responsáveis ​​pela safra do ano seguinte ocorre entre fevereiro e junho, fazendo com que a safra de 2021 comece a se delinear no início de 2020. 

Quando a estação começa a mudar, esses botões de flores ficam dormentes até as primeiras chuvas em setembro, quando a floração começa a acontecer.

Segundo dados meteorológicos do SISMET Cooxupé, no ano de 2020 houve bons volumes de chuva no período de diferenciação, mas de abril a setembro o volume de água ficou bem abaixo das médias históricas.

O início da estação chuvosa (setembro) normalmente quebra a dormência e desencadeia a floração. 


No entanto, as secas e as temperaturas acima do normal causaram o aborto espontâneo da maioria desses botões. Isso ocorre quando, durante a floração, temperaturas acima de 33°C prejudicam o encontro do pólen com o óvulo da flor, reduzindo assim o número de sementes formadas para 2021.

Atualmente, há relatórios e dados de grandes cidades produtoras de café como Patrocínio (Minas Gerais), Franca (São Paulo) e Guaxupé (Minas Gerais) mostrando déficits hídricos tão severos que quase todas as safras secaram, e o potencial de produção para 2021 já foi bastante impactado.

O que pode ser recuperado?

Infelizmente, muitos dos dados preliminares sugerem baixo potencial para as fazendas de café brasileiras para 2021. 

Os volumes ainda precisam ser estudados e levantados com maior precisão pela CONAB, mas parece que as mudanças climáticas podem levar a danos irrecuperáveis, mesmo que as chuvas se normalizem nos próximos dias.

O setor cafeeiro brasileiro e a indústria cafeeira em geral deveriam estar atentos aos alertas que as mudanças climáticas nos apresentam. A última década viu mudanças nos ciclos climáticos dos cafezais brasileiros que levaram a chuvas inconsistentes, ondas de calor, granizo, geadas inesperadas, mudanças no comportamento das plantas, surtos de pragas e doenças fora da estação.

Essas mudanças climáticas na agricultura já foram estudadas e observadas. O que é necessário em seguida é uma ação mais urgente para proteger não apenas a safra de 2021, mas as safras futuras em todo o mundo.