Conheça qual a diferença entre pneus de implemento e dianteiros e veja como isso impacta sua rotina na fazenda!

Não há dúvida que a seleção e cuidados adequados dos pneus podem impactar bastante o desempenho do seu veículo, principalmente quando falamos dos equipamentos agrícolas. 

No caso de qualquer falha na manutenção ou na escolha do modelo certo, o motorista certamente perceberá problemas de desempenho, como aumento da compactação do solo, deslizamento e até mesmo perda de eficiência de combustível. 

Sendo assim, o proprietário de um veículo agrícola precisa fazer um esforço concentrado para escolher o modelo certo de pneu e cuidar bem dele. E para ajudá-lo nessa decisão, vamos apresentar a diferença entre pneus de implemento e pneus dianteiros. Confira!

Por que entender a diferença entre pneus?

Os cuidados e seleção dos equipamentos corretos pode parecer trivial para muitos fazendeiros, mas na agricultura, o “timing” é tudo. 

Se um fazendeiro está com um veículo parado durante a colheita devido a um problema com seus pneus, o rendimento pode ser catastroficamente afetado. Por isso é importante que os agricultores observem de perto o conjunto que colocam suas máquinas.

A diferença entre pneus de implemento e dianteiros pode se resumir as seguintes características:

Classificação de velocidade

Grande parte dos pneus de implemento são recomendados para velocidades de 40 a 50 km por hora. No entanto, alguns dos veículos usados na fazenda precisam também circular nas estradas da cidade. Neste caso, é crucial selecionar um pneu adequado para as rodovias.

Se você não escolher o modelo adequado para a velocidade desejada, o pneu pode ser danificado internamente, aumentando suas chances de falha prematura no futuro. 

Viagens em alta velocidade fazem com que altas temperaturas enfraqueçam o material de borracha e o tecido da lona. Embora possa não haver nenhuma visível evidência de dano no momento, a resistência do pneu pode se tornar severamente comprometida, podendo levar a um estouro.

Lembre-se de que a composição dos pneus de implemento é significativamente diferente dos pneus tradicionais.

Capacidade de carga


Escolher um pneu baseado na carga adequada não é tão simples quanto compará-lo com o peso do veículo. Muitas pessoas não consideram o efeito da velocidade na hora da escolha.

À medida que a velocidade aumenta, a capacidade de carga de um pneu diminui. Então, você deve considerar isso; olhando para o que você carregará e em que velocidades. 

Qualquer coisa acima da velocidade nominal e a capacidade do pneu de transportar sua carga declarada diminui. 

Tamanho e forma

Além de se preocupar com o campo danificando seus pneus, os agricultores estão preocupados com seus pneus danificando o campo. 

Mesmo as menores sutilezas como formato dos pneus pode ter um significativo impacto na terra. Se você não escolher um modelo adequado para a atividade que vai realizar, corre o risco de gerar prejuízos para sua plantação.

Não existe resposta única

Quando se trata da diferença entre pneus de implemento e dianteiros, não existe uma solução única para todos. 

Embora escolher uma marca ou tipo de pneu pode parecer uma decisão trivial com base em preço, uma decisão errada pode levar a uma vida útil mais curta e tempo de inatividade não planejado durante uma época crucial do ano.

A seleção e o cuidado adequados garantirão que um implemento funcionará quando o fazendeiro mais precisa.