Confira 5 dicas simples para evitar prejuízos quando for hora de comprar moto!

Escolher a marca, o estilo e o tamanho do motor de uma motocicleta pode ser desafiador, especialmente quando você está tentando economizar dinheiro. 

Pensando nisso, decidimos trazer 5 dicas que o ajudarão a escolher a motocicleta certa para suas necessidades, ao mesmo tempo em que diminui os riscos de levar prejuízo. Confira!

1 - Peça um desconto 

Quer você esteja comprando de um revendedor ou comprando uma moto usada, não custa nada perguntar abertamente se eles estariam dispostos a lhe oferecer um preço mais baixo. 

O pior que podem dizer é não. 

Se o comprador souber que você está interessado, mas não deseja pagar tanto quanto está cobrando, ele pode reduzir um pouco o preço. Ajuda se você desenvolveu um relacionamento com o revendedor ou mostrou interesse em comprar uma moto ao visitar e inspecionar o veículo algumas vezes.

2 - Ignore os extras 

A maioria dos revendedores de motocicletas irá encorajá-lo a comprar muitos acessórios sofisticados, como bancos, carros, pneus e aros de melhor qualidade ou um motor maior.

Esses recursos não são necessários e, se você decidir que quer algum dia, poderá sempre adicioná-los à sua moto após o fato. 

É melhor ir comprar moto básica até você ter mais dinheiro para gastar em peças de melhor qualidade. 

3 - Procure uma moto usada 

Motos usadas muitas vezes podem ser uma ótima pechincha. Verifique os sites online para procurar vendedores que estão oferecendo preços mais baixos em diferentes tipos de motocicletas. 

Às vezes você pode encontrar ótimas motos que os proprietários não conseguem manter por vários motivos, e você pode conseguir um ótimo negócio. 

Apenas se certifique de inspecionar o veículo antes de comprar a moto, para saber que está comprando algo confiável e não uma “carroça”. 

4 - Faça uma pesquisa de preços

Antes de comprar moto, você deve pesquisar os preços pedidos para diferentes marcas e estilos de motocicletas. 

Se você não sabe quanto deveria pagar, pode acabar sendo cobrado a mais, pois poderia ter encontrado um negócio melhor em outro lugar. 

Você pode ler os guias do comprador para encontrar preços mais específicos para diferentes tipos de motos.

5 - Escolha o modelo adequado

Comprar moto da forma certa envolve tomar uma decisão sobre o tipo de uso que você fará com ela. 

Existem vários tipos diferentes de motocicletas disponíveis, cada uma delas com diferentes capacidades de condução. As motos com motores maiores ou que empregam mais tecnologia são caras. 

Alguns dos diferentes tipos de motocicletas disponíveis incluem:

  • Padrão - essas motocicletas são destinadas ao uso geral e são muito versáteis. Essas motos são particularmente adequadas para iniciantes e geralmente custam menos;
  • Cruiser - essas motos são normalmente construídas como as motocicletas americanas das décadas de 1930 e 1960 (pense na Harley Davidson). Eles têm motores V-twin que oferecem torque de baixo custo e têm uma posição de pilotagem muito mais baixa com guidão alto e pedais colocados à frente;
  • Esportiva - essas motos são projetadas para velocidade e apresentam motores de alto desempenho.

Além disso, você deve saber que tipo de pilotagem fará e em que terreno será. Todas essas considerações influenciarão o tipo de moto que você precisará e, consequentemente, quanto dinheiro você terá para gastar.