Conheça o conceito de direção defensiva e veja como essa habilidade pode tornar sua rotina no trânsito muito mais segura!

 

Se existe uma habilidade que pode aumentar a sua segurança no trânsito, ela é sem dúvidas a direção defensiva. Ela é essencialmente uma forma de dirigir que utiliza estratégias de direção segura para permitir que os motoristas abordem os perigos identificados de uma maneira previsível. 

 

Essas estratégias vão muito além das instruções sobre leis e procedimentos básicos de trânsito.

 

Conheça um pouco mais sobre direção defensiva e como ela pode ajudar você no dia a dia.

O QUE É DIREÇÃO DEFENSIVA?

A direção defensiva é um conjunto de habilidades, técnicas e estratégias na estrada que o ajudam a se defender contra possíveis colisões. 

 

Essas decisões são implementadas com base nas condições da estrada e ambientais presentes ao concluir uma manobra de direção segura e podem ser aplicadas tanto durante a condução motos quanto de carros. 

 

Compartilhar a estrada com outros motoristas pode ser difícil. E além das pessoas normais nas estradas, você também deve estar atento e preparado para lidar com segurança com maus motoristas, motoristas bêbados e más condições climáticas.

TIPOS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

Apenas para facilitar a compreensão, saiba que existem dois tipos de direção defensiva:

 

  • Direção preventiva: É a atitude permanente do motorista de modo a evitar acidentes;
  • Direção corretiva: É a atitude que o motorista deverá tomar ao ser exposto a uma situação não prevista, em uma possibilidade de acidente.

DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

Os motoristas que seguem as dicas abaixo geralmente ficam muito mais seguros nas estradas, pois percebem as mudanças na situação das estradas mais rapidamente e são capazes de determinar rapidamente o que devem fazer para lidar com a situação com segurança.

CONTROLE SUA VELOCIDADE

Um lugar óbvio para começar, o princípio mais básico da direção defensiva é certificar-se de que seu veículo está se movendo em uma velocidade controlada o tempo todo. 

 

Você nunca deve se sentir desconfortável ou como se o carro estivesse se afastando de você, especialmente ao fazer curvas.

MANTENHA DISTÂNCIA

Manter distância é importante ao seguir outros carros, o tempo todo, mas principalmente na rodovia. A “regra dos três segundos” é uma distância segura aceita com o carro à sua frente, portanto, se o carro da frente parar repentinamente, você terá tempo suficiente para reduzir a velocidade e evitar uma colisão.

 

Olhe para um ponto de referência próximo, você deve ser capaz de contar pelo menos três segundos entre o momento em que o carro da frente passa pelo sinal e você passa pelo mesmo ponto. 

ESPERE O INESPERADO

Não, não se trata de olhar para uma bola de cristal e prever o futuro. É sobre não confiar muito nos outros usuários da estrada e tomar medidas para prevenir que outros motoristas cometam erros.

 

Exemplos incluem:

 

  • Se você estiver esperando para sair em um cruzamento e um carro estiver indicando que deve virar, não pense que o fará. Espere até ele fazer a curva;

  • Não são apenas os carros que você precisa para se antecipar ao comportamento; há ciclistas e pedestres para ficar de olho também.


Estar ciente do que está ao seu redor é uma parte fundamental da direção defensiva. Com as dicas apresentadas no artigo de hoje, com certeza você já pode tornar a sua rotina no trânsito muito mais segura!