Veja 5 dicas para ajudar você a dirigir na chuva em segurança e veja como se preparar para momentos de clima ruim!

A chuva e a estrada molhada são talvez as piores condições que a maioria dos motoristas enfrentará regularmente. Perigos e riscos são elevados sempre que começa a chover, ou mesmo se as estradas ainda estiverem molhadas por causa de uma chuva recente. 

Muitos motoristas simplesmente reduzem a velocidade como única precaução. Embora essa redução seja um elemento crucial, existem várias outras técnicas ou considerações que os motoristas precisam estar cientes para dirigir na chuva em segurança.

Aqui estão algumas dicas de segurança para você. Confira!

1 - MANTENHA O CARRO LIMPO E EM BOAS CONDIÇÕES

Quando a visibilidade é limitada pelo tempo chuvoso, é importante que seu carro não atrapalhe sua visão. Uma vez por mês, limpe as partes externas e internas dos para-brisas e janelas e verifique se as escovas do limpador estão gastas. 

Lembre-se também de cuidar dos seus pneus. Eles são responsáveis por manter a estabilidade do seu veículo durante o mau tempo, então sempre trabalhe com produtos de qualidade assegurada, ok?

Faça também uma verificação rápida dos faróis dianteiros, das lanternas traseiras e das luzes do painel. Com chuva ou sem chuva, dirigir sem sinalização é um perigo - e é um crime passível de multas.

2 - CONHEÇA AS ESTRADAS

As estradas são construídas para resistir a diferentes condições climáticas em diferentes partes do país, então, se você é novo em uma área, tome cuidado extra durante ou após uma tempestade. 

Reserve um momento para considerar sua rota também. Se ele o levar por passagens subterrâneas de pontes baixas ou valas sujeitas a inundações, pode ser um bom dia para pegar a rodovia.

3 - ACENDA AS LUZES

A ideia por trás de ligar as luzes do veículo é para que outras pessoas possam ver você. 

Quando você liga os faróis e as luzes traseiras se acendem, você identifica todos os quatro cantos do veículo.

4 - VÁ MAIS DEVAGAR

Essa é a regra básica na hora de dirigir na chuva em segurança. Deixe pelo menos cinco segundos de distância de seguimento entre seu próprio carro e o da frente e não sinta pressão para dirigir no limite de velocidade publicado. 

A velocidade listada no acostamento da rodovia é a velocidade máxima para clima perfeito e condições de estrada perfeitas, portanto, se a estrada estiver molhada, pode ser muito rápida para as condições existentes.  

Se outras pessoas não gostarem, elas podem passar por você.

5 - ADIE VIAGENS DESNECESSÁRIAS

Uma coisa é se você precisa ir para casa com seus filhos ou se já está na estrada, mas, caso contrário, pergunte-se se você já dirigiu com esse tipo de clima antes e se está pronto para lidar com isso agora.  

Quando a previsão é de mau tempo, muitas pessoas acham que precisam ir ao mercado ou resolver outras pendências. Mas, assim como você ficaria fora das estradas durante uma inundação, não há problema em ficar em casa com chuva forte. 

Dirigir na chuva em segurança depende da criação de bons hábitos no volante. Por isso, esperamos que essas dicas tenham sido úteis para preparar você para esse tipo de situação!