Conheça algumas das principais situações para usar câmara de ar e alguns casos onde não usar!

 

Ao comprar pneus, é de vital importância educar-se para ter certeza de que está tomando a decisão certa. Existem tantas características, desde métodos de construção, materiais, especificações, que você pode ficar até perdido na hora de tomar a decisão.

 

Uma dúvida comum tem relação sobre usar câmara de ar ou não. A maioria das pessoas já ouviu falar do uso de câmaras em motocicletas ou bicicletas, mas nem todo mundo sabe qual é a importância desse item e quando ele pode ser utilizado.

 

Pensando nisso, decidimos listar algumas situações sobre o uso de câmara de ar, mas antes de apresentá-las, precisamos esclarecer o seguinte:

O QUE SÃO CÂMARAS DE AR?

Em uma explicação simplificada, a câmara de ar é uma estrutura que pode ser inflada e desinflada por meio de uma válvula. É uma espécie de “balão” que atua como uma almofada para os pneus, absorvendo impactos e tornando as viagens mais confortáveis.

 

No caso dos veículos mais novos, existe a opção de pneus “tubeless”, ou seja, pneus que não contam com a presença das câmaras de ar.

 

Apesar disso, ainda existem diversos veículos e situações que requerem o uso desse componente para melhorar o desempenho do veículo.

 

Normalmente, os fatores que são considerados na hora de usar ou não esse componente incluem:

 

  • Finalidade do veículo;

  • Largura do pneu;

  • Altura do pneu.

QUANDO USAR A CÂMARA DE AR?

Existe uma grande variedade de situações onde o uso de câmaras de ar é bem-vindo.

 

Os tipos mais conhecidos são:

USO CONVENCIONAL

Alguns dos carros, motos, caminhões de carga mais antigos ainda precisam contar com o uso das câmaras para funcionarem com segurança.

USO AGRÍCOLA

Quando o veículo precisa de um alto nível de resistência, a combinação câmara+pneu pode ser a solução.

USO OFF THE ROAD

Veículos que circularão por trilhas e precisam suportar qualquer tipo de erosão podem aproveitar para usar câmaras de ar para aumentar sua durabilidade.

USO INDUSTRIAL

No caso do uso industrial, as câmaras de ar garantem que a atividade possa ser feita com segurança e estabilidade adequada.

QUANDO NÃO USAR CÂMARA DE AR?

As regras de utilização sobre câmaras são bem simples: caso a roda não seja projetada para esse tipo de componente, não use. 

 

Você pode identificar isso por meio da seguinte observação: se a palavra “tubeless”, ou a sigla “TL” estiverem gravadas na lateral do pneu, não utilize câmara de ar. Nesse caso, o uso de câmara neste tipo de pneu pode danificá-lo.

 

Também não use câmara de ar para rodar com pneus furados. Isso pode trazer riscos à segurança dos passageiros.

 

Tenha isso em mente na hora de decidir se você vai usar câmara de ar ou não.

 

E caso você esteja em busca de um lugar para comprar a sua, lembre-se que não importa o tamanho, a Big Tires oferece um local para comprar câmaras de ar online para a conveniência de nossos clientes.