Conheça 5 curiosidades relacionadas com o mundo das fábricas de pneu e descubra alguns dos fatos mais inusitados sobre essa área

Eles são pretos, são redondos e você provavelmente não pensa muito sobre eles até que esteja preso na beira da estrada. Pneus. 

Eles são os responsáveis por manter a estabilidade e a segurança do seu veículo durante suas viagens. Mas será que alguma vez você já se interessou sobre como as coisas acontecem dentro dessa indústria?

Pensando nisso, encontramos cinco curiosidades sobre relacionadas com as fábricas de pneu que apostamos que você não sabia. Dê uma olhada:

1- OS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS NÃO FAZEM PNEUS

Embora você possa pensar que as grandes fabricantes de automóveis fariam todos os componentes importantes do seu veículo, a maioria das montadoras não possui fábricas de pneu.

Em vez disso, eles contam com um fornecedor externo.

Maxion Wheels, por exemplo, é um grande fabricante de equipamento original (OEM) que fornece rodas para empresas como Audi, BMW, General Motors e muito mais. 

2 - UMA EMPRESA DE BRINQUEDOS DETÉM O RECORDE MUNDIAL DO GUINNESS DE “MAIOR FABRICAÇÃO DE PNEUS POR ANO”

O Grupo Lego está produzindo mais pneus (miniatura) do que qualquer outra das fábricas de pneu

Estima-se que aproximadamente 318 milhões de unidades sejam fabricadas por ano pelo Grupo Lego. 

Embora existam muitas empresas em todo o mundo, como Michelin, Goodyear, Nokian, Pirelli e Continental, a honra de um Recorde Mundial do Guinness para “maior fabricação de pneus por ano” pertence à Lego.

3 - UM PNEU EXCELENTE VAI ALÉM DA BORRACHA

Os pneus são feitos de borracha naturalmente branca na qual um pigmento negro é adicionado para aumentar a resistência e durabilidade da borracha. 

Além disso, os pneus são constituídos de vários metais, como titânio e cobalto, juntamente com tecidos como nylon, rayon e poliéster.

4 - JÁ EXISTIU UM PNEU ILUMINADO

No início dos anos 1960, um pneu iluminado surgiu. Ele foi desenvolvido a partir de uma borracha transparente com 18 lâmpadas conectadas e equipadas no centro da borda interna. 

No escuro, pneus iluminados brilhavam como uma estrela, enquanto pareciam um pouco estranhos durante o dia. 

A desvantagem desses pneus era que a borracha era muito cara, então eles acabaram sendo apenas um protótipo. 

5 - A MAIORIA DOS PNEUS DE AVIÕES E ÔNIBUS ESPACIAIS SÃO PREENCHIDOS COM NITROGÊNIO

Qualquer pessoa que viajou de avião provavelmente já passou por mudanças de pressão, resultando na necessidade de “estalar” seus ouvidos. 

Esse tipo de mudança de pressão devido a grandes altitudes também pode impactar a pressão do ar nos pneus da aeronave, especialmente se o pneu estiver cheio de oxigênio, que pode reagir com a borracha em certas temperaturas. 

Em vez de ar normal, os pneus de avião são preenchidos com nitrogênio porque é um gás inerte, o que o torna menos provável de reagir com outras substâncias.

Agora, da próxima vez que você descer do seu veículo, sinta-se à vontade para contar esses fatos divertidos sobre o mundo das fábricas de pneu.