Guia completo de como comprar moto usada

Você já usou muito a sua moto atual e decide que é hora de comprar outra. O problema é quando você não tem dinheiro suficiente para comprar um modelo novo e não pode se endividar. Então, comprar moto usada pode ser uma boa opção!

Nesse sentido, e para você que está nessa grande dúvida, nós viemos dar uma ajudinha! Saiba aqui se vale realmente a pena optar por comprar moto usada e ainda, veja nosso guia com três passos simples de como fazer essa compra.

Vale a pena comprar moto usada?

Em primeiro lugar, lembre-se de que comprar uma moto usada é uma ótima maneira de ter um automotor rodando por muito menos e, ao mesmo tempo, aumentar seu orçamento para poder andar com um veículo mais completo, o que é muito útil.

Essas são apenas algumas das vantagens que a compra de motocicletas usadas pode trazer.

Além disso, há a vantagem de que comprar uma motocicleta usada é uma forma de obter um veículo que tem as opções de pós-venda que você deseja instalar.

Claro que tudo tem desvantagens, mas acreditamos que dependendo do modelo que você escolher, e das suas condições de uso, vale sim a pena optar por uma moto usada. 

Veja agora os passos que você deve seguir para adquirir sua moto usada sem problemas e aproveitar tudo que ela pode oferecer:

1 -  Verifique antes a documentação

Quem quiser comprar moto usada deve prestar atenção se todos os impostos foram pagos, se os documentos estão em dia e se há multa pendente.

Um lembrete na verificação da documentação da motocicleta é consultar o setor de transportes, o Detran. Desta forma, você pode garantir que o documento foi atualizado de forma adequada e que não há problemas pendentes.

Confira todos os documentos que você irá precisar para fazer o melhor negócio:

  • CNH (carteira de motorista)
  • CRLV (licenciamento anual)
  • Comprovante de residência
  • CRV (documento de transferência)
  • Inspeção Veicular Obrigatória

2 - Leve um amigo ou um mecânico de sua confiança

Após o primeiro passo, dê uma olhada na aparência geral - rachaduras na pintura e pequenos amassados ​​no tanque de combustível, pára-lamas e cauda podem indicar uma queda. 

Também preste atenção ao número do chassi e verifique se há sinais de adulteração.

Veja também se  há pontos de ferrugem, condição do kit de transmissão, que incluem correntes, rodas dentadas e pinhões, parte elétrica e pneus. Na verdade, se o pneu estiver seco, é sinal de que o veículo esteve parado por muito tempo.

Além disso, dê atenção às pedaleiras, manetes e manoplas, pois se estiverem muito gastas, indica uma alta quilometragem. Não confie apenas no hodômetro.

3 - Faça um test drive na moto

Para obter seu modelo certo e escolher da melhor forma, é altamente recomendável que você faça um test drive. 

Você se sentirá melhor ao andar na motocicleta, e poderá ver se ela atende a todas as expectativas e se o motor e os freios reagem conforme o esperado.

Faça um teste com a moto para ver sua estabilidade, suspensão, mudanças de marcha e freios. O acelerador duro e a embreagem podem indicar a necessidade de reparos. Por fim, peça o manual do usuário com o selo revisado.

Gostou deste guia rápido? Agora é só escolher sua moto com nossas dicas e aproveitar!