A direção defensiva não só garante a segurança de todos envolvidos no trânsito das ruas, mas também oferece maior durabilidade do seu veículo!

O número total de veículos circulando no país cresce a cada ano que passa, segundo dados do Denatran esse número chegou a 46.581.912 em 2021, representando um acréscimo de 0,7% em relação ao ano anterior.

Com esse crescimento constante, os perigos vividos por condutores e pedestres é sempre constante, principalmente nos grandes centros urbanos em que o trânsito veicular tende a ser bastante intenso.

Diante disso, é cada vez mais importante que os motoristas, sejam eles profissionais ou não, exerçam ativamente bons hábitos de direção e de cuidados com o veículo, seja para evitar acidentes ou para prevenir problemas graves com o carro.

E um modo para garantir isso é adotar a direção defensiva no seu cotidiano.

Conhecendo a direção defensiva

Segundo o Denatran, órgão nacional que regula o trânsito no país, a direção defensiva é definida do seguinte modo:

“É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.”

Sendo assim, trata-se de evitar aquele estado que parecemos piloto automático e ficar sempre atento com a pista e o comportamento de outros veículos, as condições climáticas, aos pedestres. Enfim, ficar de olho nas adversidades que possam gerar acidentes.

E dirigir defensivamente não se restringe unicamente ao momento em que se está conduzindo um carro, mas abrange o conhecimento das leis e normas de trânsito, e principalmente a manutenção do veículo.

Sempre verificar as condições de funcionamento do carro é primordial para garantir a segurança do motorista e de todos ao seu redor. Mas, também é um modo de aumentar a durabilidade dos componentes do veículo.

Benefícios para os pneus

A atenção constante com a manutenção do automóvel é um dos principais fatores de segurança e economia financeira. Isso porque reconhecemos os potenciais defeitos e os corrigimos antes de piorar. No caso dos pneus, isso fica nítido em dois momentos. O primeiro, é no momento da troca do pneu, pois evita-se pegar qualquer pneu e acabar usando pneus de marcas diferentes que podem dificultar a dirigibilidade.

Já o segundo momento é durante a condução do carro. Estar atento com buracos na pista, respeitar a velocidade e evitar manobras bruscas, são práticas que melhoram a vida útil do pneu, pois mantém os pneus em boas condições de uso, sem os expor a situações anormais.

A direção defensiva é, portanto, uma conduta que deve ser adotada por todas as pessoas para garantir a melhor qualidade locomoção.