Entenda o que é um pneu remold e descubra quais suas vantagens e desvantagens 

Na busca por opções mais em conta para trocar os pneus do carro, você pode acabar se deparando com pneus remold - ou pneus remoldados, como também são conhecidos. 

Isso porque, trata-se de uma alternativa apresentada como sendo economicamente mais acessível, principalmente quando comprar um novo parece não ser uma opção. 

Mas, será que pneu remold vale a pena? Ele é realmente mais vantajoso? Tire essa e outras dúvidas sobre o assunto a seguir!

O que é pneu remold?

Em linhas gerais, trata-se de um pneu usado que passa por um processo de reconstrução para se tornar novamente útil para os veículos. 

Essa remanufatura, como também é chamada a reconstrução, consiste na raspagem das peças e da superfície para que o pneu possa, enfim, receber uma camada nova de banda de rodagem e novas inscrições laterais. 

Embora seja uma prática legal no Brasil, não existe um padrão para essa reciclagem e, as informações do pneu anterior - como marca, modelo e afins - não estão disponíveis para quem compra. 

Conheça as suas vantagens 

A principal vantagem atribuída aos pneus remold está relacionada justamente ao seu preço de custo. O valor para o consumidor varia entre 30 e 50% mais barato quando comparado ao de pneus novos. 

No entanto, quando falamos em custo-benefício, essa nem sempre pode ser a alternativa mais viável e segura para os motoristas. 

Quais são os riscos? 

Além do fato de ser um pneu que já foi usado e passou por um processo de reciclagem, os pneus de remold apresentam uma série de pontos negativos quando comparamos às outras opções de mercado. 

Com uma durabilidade de até 50% menor em relação a um pneu novo, tornando-se uma economia a curto prazo. 

Outro ponto levantado, é sobre a procedência desse tipo de pneu. Isso porque, após a reforma, não é possível saber informações importantes da peça, como por exemplo, o estado em que ele se encontrava antes da remoldagem, sua marca e características originais.

Isso influencia não só na hora de realizar procedimentos de rotina, como alinhamento e balanceamento das rodas, como também influencia na segurança do seu veículo, uma vez que os pneus podem não ser tão confiáveis.  

Afinal: pneu remold compensa? 

Em resumo, o pneu remold vale a pena apenas se for como uma solução temporária para um eventual problema. 

Levando em consideração os riscos aos quais você pode se expor ao utilizar uma peça de procedência não muito confiável, o ideal é se planejar para investir um pouco mais para comprar pneus novos. 

Assim, você garante mais vida útil para seu carro, melhor custo-benefício para o seu bolso e, é claro, mais segurança ao transitar por aí.