Confira o significado de 5 das principais luzes do painel do carro e veja como evitar dores de cabeça na hora de pilotar!

Todos nós já passamos por isso: você está dirigindo ao longo da rodovia, apreciando a vista e, de repente, ouve um bip - olha para baixo e vê algumas luzes do painel do carro. Você começa a se perguntar o que pode estar errado.

Alguns símbolos são mais óbvios do que outros. 

No entanto, é importante saber exatamente o que eles significam caso você precise parar e pedir ajuda. É por isso que vamos apresentar alguns dos principais alertas que podem aparecer.

LUZ DO ÓLEO

Esta imagem de lata de óleo é uma das luzes do painel do carro mais conhecidas e indica que há um problema com o sistema de pressão de óleo do seu carro. 

Ou você está com pouco óleo, ou a bomba de óleo não está circulando fluido suficiente para lubrificar adequadamente as superfícies dentro do veículo. 

Isso deve ser resolvido o mais rápido possível, pois o motor pode se desgastar rapidamente sem a lubrificação adequada.

LUZ DE ADVERTÊNCIA DE FREIO ABS

Falando em seus freios, se este aviso de “ABS” acender enquanto você está dirigindo, significa que algo está errado com o sistema. Como você sabe, seus freios ABS funcionam para manter seu carro em contato com a estrada com segurança, por isso é importante diagnosticar o problema o mais rápido possível. 

Lembre-se de que sempre que você liga o veículo, o sistema faz uma auto verificação e pode acender por apenas alguns segundos. Se ele desaparecer imediatamente, seu sistema está funcionando bem.

INDICADOR DE COMBUSTÍVEL BAIXO

Outra grande estrela das luzes do painel do carro. Significa simplesmente que você está ficando sem gasolina. Não é uma boa ideia ver se você consegue chegar em casa se ainda há muito o que fazer.

Você nunca sabe como os padrões do clima ou do tráfego irão se comportar, então é melhor parar no posto de gasolina mais próximo e abastecer!

AVISO DE TEMPERATURA DO MOTOR

Se você ver este símbolo de termômetro aparecer, significa que seu motor está superaquecido. Isso provavelmente tem a ver com o refrigerante (também chamado de anticongelante), mas pode acontecer por vários motivos. 

É importante resolver isso imediatamente para evitar mais danos.

ALERTA DO MOTOR 

A luz do motor de verificação pode aparecer por vários motivos. Às vezes, pode indicar um problema sério e exigir que você pare imediatamente. 

Isso pode indicar baixa pressão do óleo ou superaquecimento. Outras vezes, essa luz aparecerá se a tampa do tanque estiver aberta, solta ou rachada, fazendo com que o combustível evapore.

 Se esta luz aparecer, é aconselhável encostar e verificar a tampa do tanque de combustível e outros sistemas em seu veículo. Se estiver piscando, você definitivamente deveria parar de dirigir! Na maioria dos veículos, uma luz piscante de verificação do motor sinaliza que você tem um problema sério que pode causar danos graves se for ignorado.

ALERTA DE BATERIA

Este símbolo indica que há um problema com o sistema de carregamento do veículo. Curiosamente, o culpado pode não ser sua bateria. Embora possa indicar que você tem um cabo de bateria solto ou danificado, também pode indicar que a correia do alternador está quebrada. 

Se for sua bateria, ocasionalmente você notará que seu relógio está acabando ou seus faróis estão diminuindo. 

Lembre-se de que cada carro é diferente, então os símbolos em seu painel podem ser um pouco diferentes das 5 luzes do painel do carro que mencionamos. Em caso de dúvida, consulte o manual do seu veículo!