Você sabia que a vistoria para motos é um dos requisitos obrigatórios para quem deseja adquirir uma motocicleta? Veja aqui tudo o que é preciso sobre esse procedimento!

Quando o assunto é deslocamento urbano com agilidade e praticidade, a motocicleta é a resposta mais comum para a maioria dos brasileiros. O seu tamanho compacto aliado com o pouco gasto de combustível, faz dela um opção muito popular para o trânsito.

Reflexo disso é o constante aumento no número de vendas de motos. Segundo dados da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o primeiro trimestre de 2022 teve um aumento de 33,68% em relação ao ano anterior.

E com tamanho interesse por este tipo de veículo, é importante estar atento e não deixar de cumprir os procedimentos necessários para a sua regularização. A vistoria veicular é uma das etapas obrigatórias, por isso é fundamental conhecê-la.

O que é a vistoria para motos?

Ao comprar um automóvel, um carro, uma motocicleta ou mesmo caminhão, seja ele novo ou usado é necessário levá-lo para ser vistoriado pelo órgão competente, neste caso o Departamento de Trânsito do seu estado, o Detran.

A vistoria para motos serve para averiguar se ela está com a documentação correta, além de verificar a condição de funcionamento, se todos os dispositivos funcionam e se não há nenhuma alteração irregular.

É importante destacar que não é possível fazer a regularização da documentação sem o laudo técnico da vistoria que garanta que todos os requisitos que deixam a moto com segurança estejam em perfeitas condições.

Como agendar a vistoria?

O procedimento para realizar a vistoria obrigatória é muito simples, basta apenas seguir o passo a passo a seguir.

Faça a solicitação 

Para iniciar o processo é necessário fazer o pedido do serviço junto ao Detran ou a uma ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) de sua cidade. Essa etapa pode ser feita de forma presencial ou pela internet, na maioria dos casos.

Pague a taxa

É cobrada uma taxa pela realização do serviço, o valor varia de acordo com cada estado do país.

Reúna os documentos requisitados

No dia da vistoria será necessário apresentar alguns documentos, caso não apresente a vistoria será reagendada para outro dia.

Os documentos são:

  • Documento de identificação do proprietário
  • Certificado de Registro Veicular (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
  • Comprovante DAE (Documento Arrecadação Estadual), gerado no pagamento da taxa

Compareça ao local da vistoria

Vá ao local da vistoria para motos no dia e horário agendado para que o técnico responsável efetue a fiscalização da motocicleta.

Concluída a vistoria e estando tudo correto com o veículo, o técnico irá emitir o laudo que chegará na sua casa em até 60 dias. Caso não seja aprovado, o proprietário terá 30 dias para regularizar os itens de manutenção da moto e fazer uma nova fiscalização.