Cada vez mais o mercado de motociclistas tem se expandido no Brasil, e muitos ainda utilizam este veículo apenas a trabalho, mas o sentimento de liberdade gerado pelas motos tem ampliado o desejo de aventuras como viagem de moto 

Além da sensação de liberdade, as viagens possibilitam que conheçamos muitos locais e pessoas novas e proporcionam histórias inesquecíveis. E mesmo os motociclistas mais experientes cada vez mais se rendem a essa aventura. Viagens por si só trazem consigo um desprendimento, diminuem as tensões e além de trazerem muito divertimento.

Porém é necessário preparo para viagens de moto mais longas, principalmente para aqueles que não tem costume. E como a nossa missão é estar com você, separamos as principais dicas para você se preparar para o começo de grandes aventuras.

O que você precisa saber para viagens de moto

Como em todas as viagens é necessário um planejamento, nas viagens de moto não seria diferente. Apesar de parecer muito mais simples subir numa moto e sair pilotando, a história não é só isso. É preciso avaliar a distância e planejar quantos quilômetros você irá pilotar por dia. Não se trata apenas de subir numa moto e pilotar 800km quando não temos o hábito de pegar longas distâncias assim. Então estabeleça um mínimo e vá aumentando gradualmente.

Além disso é necessário já programar sua bagagem e organizar a melhor forma de distribuí-la, pois a moto precisa de equilíbrio. Então não se esqueça que menos é mais.

Esses cuidados são necessários pois apesar de a moto ser uma máquina, nosso corpo não é. Logo é preciso um certo condicionamento para viagens de moto maiores, e no começo é preciso sim ter mais cuidado até atingirmos um condicionamento adequado.

Cuidados a serem tomados

Antes de sair de casa é importante também conferir o básico, a começar pela documentação do veículo e do condutor. Pode parecer bobagem, mas sair com os documentos vencidos pode gerar infrações gravíssimas.

A multa para quem sai com o licenciamento vencido é de R$293,47, além de sete pontos na carteira. E para piorar a situação dos viajantes, é possível rolar a apreensão do veículo. No caso do documento do condutor, o valor aplicado é o mesmo. 

Outro ponto preparar antes das viagens de moto é a manutenção do veículo. É importantíssimo que de maneira alguma viajemos sem realizar uma revisão geral, com a lubrificação das correntes, verificação dos pneus de moto, checagem do nível de óleo e funcionamento de freios e faróis.

Também é necessário verificar o estado dos pneus, e caso seja necessário trocar, faça-o com antecedência, para que possa se acostumar com o novo pneu instalado.

E por fim e não menos importante, é preciso atenção as roupas com que irá viajar. Elas garantem não só conforto, como proteção, além do básico calça jeans, camiseta e capacete fechado, podemos investir em botas impermeáveis e uma jaqueta de pilotagem.

A jaqueta pode ser utilizada tanto em temperaturas mais baixas, como no alto sol, pois possuem um sistema de ventilação que oferece conforto térmico aos motociclistas mesmo em altas temperaturas.