USO CORRETO DE PNEUS DE TRATOR

O produtor agrícola tem se mostrado cada vez mais interessado em tecnologias que trazem melhor rendimento à sua atividade. O investimento em maquinário impacta positivamente nesse processo. Os tratores estão cada vez mais potentes e preparados para os desafios da atividade agrícola e os cuidados com os pneus são fator decisivo para garantir melhores resultados.

 

O QUE É O PNEU AGRÍCOLA

Os pneus OTR ou Fora de Estrada são feitos para uso em terrenos irregulares e duros, como em obras de construção civil, mineradoras, atividades industriais e na agricultura.

Eles possuem sulcos mais profundos e uma maior área de contato, garantindo maior vida útil, resistência a cortes e arrancamentos. A pressão é mais baixa do que os pneus rodoviários e apresentam uma superfície maior para terem melhor contato com o solo.

Os pneus agrícolas são aqueles usados em tratores, essencialmente em atividades de preparo de solo, plantio, cultivo e colheita. Um mesmo trator pode usar mais de uma medida.

O pneu é composto pela porção externa de borracha e pela câmara interna de ar. É o volume de ar dentro do pneu que indicará a capacidade de carga. Um pneu maior terá maior volume de ar e, consequentemente, aguentará mais peso. Isso também é alcançado aumentando a capacidade de lona (maior pressão de ar).

Conhecer o pneu auxiliará a usar a pressão correta e a fazer sua manutenção. A calibração requer saber a medida certa do pneu, sua capacidade de lonas e peso sobre a roda.

 

ESCOLHENDO O PNEU IDEAL

Muito do desempenho do trator depende do pneu que está sendo utilizado. A função do pneu é suportar todo o peso que incide sobre ele, tanto quando o trator está parado quanto em movimento e garantir a transmissão das forças motrizes e frenantes do trator no solo.

A escolha do pneu ideal para o trator deve levar em consideração o tamanho necessário, as condições do solo e aderência, as tarefas que serão executadas, a resistência da carcaça, entre outros.

A identificação do pneu varia de fabricante para fabricante e pode ser localizada no flanco do pneu.

Os pneus R1 são usados em terrenos secos. Os R1W para terrenos molhados, úmidos e argilosos. Os R2 para terrenos alagados.

Os pneus traseiros têm uma função a mais, de transmitir ao solo a potência gerada pelo motor.

Cada tamanho de pneu e capacidade de lona suporta um torque máximo. Conforme a velocidade diminui, a potência que consegue transmitir também diminui. Há um consenso entre os fabricantes de que operar em velocidades maiores garante um menor desgaste tanto do pneu quanto do trator.

Pode-se escolher entre tração e flutuação. Melhorar um diminuirá o desempenho do outro. Uma melhor flutuação é conseguida com um pneu largo, com baixa capacidade de lonas, baixa pressão de inflação e a carga deve ser leve. Uma melhor tração exige uma alta capacidade de lona, pressão de inflação máxima e carga suficiente para gerar a tração esperada.

Os pneus duplos podem oferecer os dois fatores, flutuação e tração, mas isso depende de quanto estão pesados e inflados. As recomendações do fabricante são a melhor forma de operar o trator de maneira eficaz.

 

RISCOS DA UTILIZAÇÃO INCORRETA

A utilização incorreta dos pneus pode resultar em problemas que afetarão o desempenho, o rendimento e a vida útil tanto do pneu quanto do trator. Usar um aro mais largo pode ocasionar o achatamento da banda de rodagem. Usar um aro mais estreito pode levar ao desgaste irregular e/ou prematuro e perda de tração.

Se o trator não estiver corretamente lastrado para tração, pode acontecer a patinagem excessiva e se o pneu estiver funcionando à tração máxima, a válvula da câmara de ar pode quebrar.

É importante observar a carga máxima por eixo e/ou peso do trator, pois a distribuição de peso afeta o desempenho do trator.

 

ARMAZENAMENTO

Deve-se ter um cuidado especial com o armazenamento dos pneus.
Eles devem estar protegidos do ozônio e do oxigênio. Como podem absorver facilmente óleos e graxas, não devem ser deixados em pisos oleosos e próximos de solventes voláteis. O calor e a luz também podem prejudicar a estrutura do pneu. O correto é que fiquem em ambientes escuros e ventilados.