Conheça um pouco mais sobre a combinação das smartbikes e tecnologia e confira o que esperar das bicicletas num futuro próximo

Seja para passear, fazer trilhas ou trabalhar, as bicicletas já fazem parte de nossas vidas. O mero ato de pedalar e simultaneamente desfrutar da paisagem ao ar livre faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do globo que optam por este meio de transporte econômico e ecológico.

O crescente uso da bicicleta como meio de transporte diário agregou o surgimento de novas tecnologias, o que levou à invenção do termo smartbikes. 

Elas estão surgindo como uma alternativa que requer menos esforço e tempo para viajar distâncias mais longas.

Num futuro não muito distante, as tradicionais bicicletas vão incorporar designs inovadores que as tornarão mais confortáveis, firmes, seguras e, principalmente, inteligentes. 

Veja alguns detalhes do que as smartbikes e tecnologia poderão oferecer.

MATERIAIS CADA VEZ MAIS LEVES E RESISTENTES

Em relação aos compostos de quadros de bicicletas do futuro, a fibra de carbono continua agregando seguidores e a expectativa é que esse número continue aumentando.

Esse material permite a geração de bicicletas mais leves e resistentes, duas condições vitais que resultaram diretamente no surgimento das bicicletas elétricas. Seguindo esse princípio, é de se esperar que as baterias mais leves e com autonomia sejam as que marcarão o caminho do universo do ciclismo.

Além disso, as bicicletas do futuro terão titânio como outro de seus componentes mais importantes. 

A impressão de modelos em 3D dá espaço para materiais muito mais leves que o alumínio e, em alguns casos, até seis vezes mais forte e mais resistente a choques. Como se não bastasse, a impressão 3D oferece menos desperdício de material e flexibilidade superior para gerar e projetar novos tipos de protótipos.

Hoje em dia, é possível até mesmo combinar smartbikes e tecnologia de Fórmula 1, permitindo a geração de quadros de fibra feitos de basalto, que é um material que contém um coeficiente de amortecimento superior até mesmo ao carbono. Isso significa que você será capaz de absorver melhor todos os tipos de solavancos causados pelo terreno irregular.

ACESSÓRIOS E OUTROS COMPONENTES

No que diz respeito aos futuros acessórios de bicicletas, estes vão agregar uma transmissão mais versátil com motores elétricos que ajudam a conseguir uma melhor pedalada e evitar o aumento do cansaço. 

Algumas empresas brasileiras, como a Vela Bikes, já começaram a atuar nesse segmento de bicicletas inteligentes. 

Como se não bastasse, as smartbikes terão conexão com smartphones, bem como sensores para detecção de luz solar e até mesmo ferramentas para monitorar as condições do equipamento, controlar a velocidade e medir a bateria.

Além de tudo o que foi citado, também existem pessoas focadas na invenção de um sistema para evitar respingos da roda traseira que tanto atrapalha os ciclistas que vão trabalhar.

Com os avanços tecnológicos em todos os níveis, o futuro da combinação entre smartbikes e tecnologia será grandioso, pois o objetivo central será melhorar a experiência de todos os ciclistas ao longo e em todo o mundo.