Veja a relação entre produção agrícola e biodiversidade e como isso pode favorecer o futuro dos seres humanos

 

Você sabia que a comida que nós humanos comemos todos os dias ao longo de nossas vidas depende da biodiversidade agrícola?

 

Ela é a base da agricultura e de nossos sistemas alimentares. Tudo o que fazemos depende dos insumos oferecidos pela natureza. 

 

E é exatamente sobre essa relação entre a produção agrícola e biodiversidade que falaremos no artigo de hoje. Confira!

COMO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E BIODIVERSIDADE SE RELACIONAM?

Diz-se que o aumento do uso da terra para a agricultura prejudica a biodiversidade. No entanto, se a biodiversidade receber a devida atenção durante o estabelecimento de uma fazenda, ela pode realmente aumentar a produção agrícola.

 

Os agricultores geralmente não consideram o impacto negativo da agricultura convencional na evolução da biodiversidade, pois optam por maximizar os lucros.

 

Se os agricultores escolherem considerar a biodiversidade na implementação da agricultura, eles podem começar a fazer safras com melhores rendimentos, bem como evitar que o meio ambiente seja danificado.

IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE NA AGRICULTURA

A biodiversidade na agricultura inclui todos os componentes envolvidos na promoção da diversidade de produtos alimentares e da agricultura. Inclui recursos genéticos de colheitas, plantas selvagens colhidas e geridas para alimentos, árvores em fazendas, espécies de pastagens e, por último, plantas medicinais.

 

A biodiversidade agrícola ajuda a fornecer alimentos aos humanos, matérias-primas para bens como algodão, lã, madeira, combustível e as raízes de plantas selvagens são usadas para medicamentos. 

 

Eles também ajudam até mesmo na busca por fontes de biocombustível.

 

A produção agrícola e biodiversidade também se unem para fornecer serviços valiosos aos ecossistemas.

 

Esses serviços do ecossistema incluem a conservação do solo e da água, manutenção da fertilidade do solo, conservação de micróbios e proteção das abelhas para realizar a polinização das plantas. Tudo isso é importante, não apenas para o fornecimento e produção constante de alimentos, mas também para a sobrevivência humana.

COMO A AGRICULTURA PODE ACONTECER SEM PREJUDICAR A BIODIVERSIDADE?

O primeiro passo pode ser a gestão responsável das áreas cultivadas, que leva ao aumento da biodiversidade.

 

Esse tipo de cuidado pode ajudar a proteger o solo e a água e melhorar o valor da terra, a imagem agrícola e as oportunidades de mercado. 

 

Além disso, a gestão ambiental da terra apoiará uma gama de serviços ecossistêmicos que beneficiam tanto a fazenda quanto a área ao redor. A paisagem e a vida selvagem são como quaisquer outros aspectos da fazenda - o que é alcançado depende das condições iniciais, da capacidade da terra e do esforço investido.

BENEFÍCIOS DA BIODIVERSIDADE NA AGRICULTURA

A biodiversidade agrícola saudável resulta em muitos benefícios como:

 

  • Abastecimento de água limpa e segura;

  • Proteção do solo;

  • Recuperação de nutriente;

  • Fornecimento de comida;

  • Fornecimento de remédios;

  • Disponibilidade de produtos de madeira;

  • Vida selvagem muito mais diversificada;

  • Recursos futuros e sua proteção;

  • Manutenção do clima.

 

Nunca podemos nos esquecer de que a natureza está optando por nos fornecer esses serviços gratuitamente. O custo de substituí-los parece impossível ou relativamente caro. 

 

Se escolhermos unir produção agrícola e biodiversidade, podemos alimentar o mundo e também garantir recursos constantes para as gerações futuras.

 

A segurança ambiental e o bem-estar humano prevalecerão se enfrentarmos esse desafio coletivamente.