Entenda porque isso acontece e como é importante

 

Você sabia que são desenvolvidos pneus para quadriciclo especiais para esses veículos? Essa é uma curiosidade bastante interessante, visto que, em um primeiro momento, podemos pensar que eles poderiam receber pneus tradicionais, apenas adaptados em relação ao seu tamanho.

 

Porém, ao entender quais são as características que estão por trás disso, fica claro como a decisão é realmente vantajosa. Continue conosco para aprender mais sobre o assunto.

 

Por que os pneus para quadriciclo são especiais?

 

Porque os veículos são bastante diferentes dos tradicionais, além da variação de uso, o que, por sua vez, muda as necessidades que eles têm em relação ao conjunto de pneus. Algumas das principais diferenças são as seguintes:

 

Peso

 

O primeiro detalhe que vale ser comentado é o peso. É possível encontrar quadriciclos que pesam menos de 270 quilos. Para fins de comparação, um Renault Twingo, que é um carro pequeno, pesa 815 quilos, enquanto um Volkswagen Up!, modelo mais recente, pesa em torno de 1.003 quilos.

 

Como o peso é bem menor, então as características dos pneus também podem variar bastante, já que esses precisam suportar uma carga menor e, portanto, ser desenvolvidos de maneira especial.

 

Terrenos

 

Os veículos são feitos para trafegar em ruas e rodovias, além de alguns apropriados para off-road - literalmente “fora da estrada”, ou seja, em locais de difícil acesso, como estradas de terra e outros locais não pavimentados, estejam eles secos ou molhados.

 

Isso demanda uma aderência muito maior ao solo, o que torna as características desses pneus bastante diferentes em relação aos demais, já que são feitos para rodar em trajetos acidentados e irregulares.

Controle do veículo

 

O fato do terreno não diz respeito apenas à paisagem e à aderência como também ao controle do veículo. Sem pneus para quadriciclo apropriados, não seria possível controlá-lo nos locais em que precisa ser utilizado, o que traz prejuízos tanto para a eficiência quanto para a segurança.

 

São esses pneus que permitem que buracos, aclives, declives e outras condições desfavoráveis possam ser superadas pelo quadriciclo.

 

Como escolher os melhores pneus para quadriciclo?

 

Estima-se que os quadriciclos movimentaram US$ 3,9 bilhões em 2018 e que esse valor passe por uma taxa anual de crescimento composta (CAGR) de 3,1% entre 2019 e 2025, atingindo US$ 4,83 bilhões em 2025, de acordo com a Grand View Research. Isso mostra que o segmento de pneus também é bem forte.

 

O primeiro ponto é se assegurar das características da roda do quadriciclo, como aro e largura, de modo a escolher apenas pneus que sigam a esses números. Caso contrário, não será possível utilizá-los.

 

Depois disso, deve-se analisar qual é o tipo de terreno em que o veículo será utilizado. Para casos em que eles são muito acidentados, faz-se necessário que os pneus para quadriciclo tenham garras mais profundas, de modo que a tração seja devidamente transferida do motor para o solo.

 

Em seguida, é possível comparar as opções disponíveis, sempre prezando pelas melhores marcas do mercado, já que a troca dos pneus quando necessário é uma das dicas indispensáveis para cuidar do seu quadriciclo.

 

A Big Tires tem os melhores pneus para quadriciclo do mercado, já que trabalha apenas com marcas reconhecidas e repletas de credibilidade, de modo que as necessidades dos clientes sejam atendidas com excelência.