A segurança do condutor motociclista depende de muitos fatores, o mais importante deles é a condição dos pneus da moto.

E no decorrer do dia, com a rotina corrida, muitas pessoas normalmente passam o limite de carga que o veículo suporta, o que traz prejuízos à moto e ao condutor. 

Mas primeiramente, você sabe o que é o índice de carga?

Em resumo, é um código numérico que representa a carga máxima que o pneu pode suportar, indicada por sua classe de velocidade nas condições de uso especificadas pelo fabricante.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a evitar que o índice de carga afete o desenvolvimento da moto, assim como os pneus. 

Escolha certa dos pneus

Tudo depende do seu estilo de pilotagem, já que cada tipo de pneu tem uma função específica, e cada necessidade define a escolha dos pneus.

Lembre-se também de verificar se ele é compatível com o peso e a potência da sua moto. Se essas especificidades não forem atendidas, certamente você será afetado pela segurança e pelo desgaste prematuro.

Mantenha os pneus da moto calibrados

É importante que você sempre calibre os pneus de acordo com as especificações do fabricante. Não se esqueça de ajustar a pressão de acordo com a situação, por exemplo: se tiver garupa, carga ou apenas o motorista.

O número de libras precisa ser exato, pois pneus com pressão excessiva reduzirão a área de contato com o solo, o que pode causar acidentes. Pneus murchos têm maior probabilidade de se desgastar e aumentar o consumo de combustível.

Portanto, a atenção deve ser especial. Idealmente, a calibração deve ser feita uma vez por semana.

Adquira pares do mesmo modelo e marca

O correto é que você sempre use os dois pneus da moto que tenham a mesma marca e modelo.

O uso de pneus com formatos e bandas de rodagem diferentes afetará diretamente a sua segurança e o desgaste prematuro. O resultado não será diferente: danos ao seu bolso.

Além disso, não use pneus e aros que não atendam às especificações do fabricante, pois isso afetará o desempenho geral do veículo.

Tenha cautela com altas velocidades

Cada um tem o seu estilo de condução, seja na cidade ou na estrada. Mas é sempre bom ter cuidado, pois alguns comportamentos prejudiciais ao dirigir afetam diretamente a vida útil dos pneus da motocicleta.

Você deve ter muito cuidado ao dirigir em altas velocidades, principalmente em curvas, pois isso acabará forçando o arrasto dos pneus, o que pode levar a um maior desgaste.

Além de dirigir em altas velocidades, também pode causar superaquecimento, o que pode levar ao desgaste também na banda de rodagem.

Faça o balanceamento com frequência 

O balanceamento é um serviço de rotina relativamente barato que afeta diretamente a estabilidade, segurança e manutenção dos pneus.

Se as rodas de sua motocicleta estiverem devidamente balanceadas, você estará mais seguro e confortável ao dirigir, e não haverá vibrações desconfortáveis ​​no guidão, o que pode interferir negativamente na direção.

Agora que você já sabe sobre como evitar que o índice de carga prejudique o pneu da moto, é só colocar em prática as nossas dicas ,e você estará mais seguro. Além disso, os pneus da sua moto com certeza terão uma vida útil muito maior.