Conheça os detalhes sobre a placa Mercosul no Brasil e descubra se você já precisa fazer a mudança ou não!

Em 2016, foi decidido entre os países participantes do Mercosul que um novo padrão de placas automotivas seria implementado com o objetivo de simplificar processos burocráticos e aumentar a segurança de todos os motoristas.

Desde então, a transição para o novo modelo vem acontecendo gradualmente e em 31 de janeiro de 2020, a mudança se tornou oficial em todo o território nacional.

Pensando nisso, separamos um material para ajudá-lo a entender tudo o que você deve saber sobre a placa Mercosul no Brasil. Confira!

O que exatamente é a nova placa Mercosul no Brasil?

Diferente da versão tradicional que era cinza e contava com três números e quatro letras, o novo modelo é uma combinação de azul e branco, com três letras e três números.

Além disso, a placa apresenta um único código com dados incluindo o nome do fabricante e a data de fabricação.

Outra novidade é a possibilidade de rastreamento, que pode ser feito por meio de um aplicativo a ser disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito. Além disso, outros recursos podem ser ativados posteriormente, além do código QR, como o microchip de dados.

Nem todos os proprietários de automóveis precisam ter suas placas licenciadas alteradas. A nova versão só é obrigatória em veículos novos que ainda não receberam placa e em carros que estão sendo registrados novamente com novos dados. 

Quem quiser adquirir o novo modelo de placa voluntariamente também poderá fazer o upgrade.

Quem precisa da nova placa?

Em linhas gerais os automóveis que precisam do novo modelo de placa estão dentro das seguintes situações:

  • Primeiro emplacamento;
  • Troca de município e/ou estado;
  • Se as placas forem furtadas;
  • Se as placas forem danificadas;
  • Se o veículo mudar de categoria.

Se o condutor quiser fazer a alteração da placa, mesmo que sua situação não esteja presente na lista acima, basta que ele siga todo o procedimento padrão necessário para realizar a troca.

Onde solicitar a nova placa?

Antigamente, o Detran atuava como intermediário na hora de emplacar os veículos, porém, com a nova placa Mercosul no Brasil, o processo foi modificado.

A partir de agora, o próprio motorista pode entrar em contato com as empresas credenciadas e comercializar diretamente com elas.

O Detran passou a agir como um órgão de suporte, emitindo os documentos e registros necessários e fornecendo informações aos condutores.

Quanto custa a nova placa?

A modificação na solicitação das novas placas acabou gerando algumas novidades positivas. Uma delas é o fato de que todo o processo ficou um pouco mais barato do que se imaginava.

Isso é possível, pois existem agora mais empresas certificadas para oferecer a nova placa Mercosul no Brasil, e essa concorrência acaba tornando os valores mais atrativos para o consumidor final.

Vale destacar que podem existir diferenças entre os estados, então cabe ao consumidor pesquisar e encontrar a opção mais em conta. Em São Paulo, por exemplo, o valor máximo das placas é de R$138,24.