Confira o que são as lonas do pneu e como elas afetam a performance do seu veículo

Ao ver um pneu pronto, a maioria das pessoas não imagina a complexidade escondida debaixo de sua superfície de borracha. Os pneus possuem diversos componentes, que contêm diversas partes, tipos de aços e de compostos de borracha.

Um desses componentes são as lonas do pneu, que são responsáveis por garantir a resistência e a estabilidade a todo o conjunto.

Veja mais alguns detalhes sobre esse item e descubra como ele é importante para o funcionamento do seu veículo!

O que são as lonas do pneu?

Antes de falar das lonas, você precisa compreender um pouco sobre a estrutura do corpo do pneu.

Esse “corpo” é uma folha calandrada que consiste em uma camada de borracha, uma camada de tecido de reforço e uma segunda camada de borracha. O primeiro tecido usado foi o algodão; materiais posteriores incluem rayon, nylon, poliéster e Kevlar. 

Essas camadas de tecidos diferentes são as lonas do pneu. Hoje em dia, o material mais utilizado é o poliéster. São essas camadas que vão oferecer resistência a furos e ajudam o pneu a permanecer plano para que tenha o melhor contato com a estrada.

Inclusive, é interessante saber que a resistência de um pneu é geralmente descrita pelo número de lonas que possui. A maioria dos pneus de carro tem duas lonas. Em comparação, grandes aviões comerciais costumam ter pneus com 30 ou mais lonas.

Alguns pneus têm lonas de cobertura, uma ou duas camadas extras de tecido de poliéster para ajudar a manter tudo no lugar. Essas lonas não são encontradas em todos os pneus; eles são usados ​​principalmente em pneus com classificações de velocidade mais altas para ajudar todos os componentes a permanecer no lugar em altas velocidades.

A importância do número de lonas

Assim como as câmaras de ar mudam conforme a utilização do veículo, as lonas do pneu também seguem o mesmo princípio.

Por exemplo, os pneus de caminhões leves são projetados para operar em condições mais severas, frequentemente transportando cargas maiores e saindo da estrada. 

Os caminhões leves têm progressivamente mais lonas do pneu. Além disso, vale destacar que os tecidos são altamente flexíveis, mas relativamente inelásticos. Esse é o motivo porque os pneus de caminhões são mais pesados do que os de passageiros. 

É graças a essa maior resistência que os pneus de caminhões são normalmente capazes de transportar maiores capacidades de peso.

O que isso quer dizer?

Para simplificar o entendimento, basta saber que quanto mais lonas um pneu possuir, mais resistência ele terá. 

Isso pode ser aplicado tanto para veículos de carga, que precisam de uma estrutura reforçada, quanto para veículos que atingem altas velocidades, que precisam ter certeza que os componentes do pneu vão ficar no mesmo lugar.

Mas assim como a maior parte dos itens de um veículo, na hora de escolher o melhor tipo para sua necessidade, sempre consulte o manual de instruções da marca.