Conheça 5 curiosidades sobre esportes radicais no Brasil e veja como a prática dessas modalidades já faz parte da cultura nacional

Visite qualquer parte do Brasil e a primeira coisa que fica clara é a paixão dos brasileiros pelo esporte. Seja assistindo aos jogos, torcendo pelo país ou praticando, o brasileiro encontra uma forma de se conectar ao esporte. 

E dentre todas as modalidades disponíveis, existem aquelas que são perfeitas para os amantes de adrenalina e altas doses de emoção. É justamente por isso que decidimos trazer no artigo de hoje um compilado de 5 curiosidades sobre esportes radicais no Brasil. Confira!

1 - Os 10 mais praticados esportes radicais no Brasil

A grande variedade territorial do nosso país possibilita a prática das mais diversas atividades. Isso torna o Brasil um dos países com o maior leque de esportes radicais disponíveis para seus habitantes.

As modalidades mais praticadas incluem: 

  • Balonismo; 
  • Surf;
  • Street luge;
  • Rafting;
  • Voo livre;
  • Base jump;
  • Rapel;
  • Motocross freestyle;
  • Wingsuit;
  • Paraquedismo (um dos esportes radicais mais populares no mundo).

2 - Um brasileiro já passou pelo Guinness Book

Com um país com cerca de 7,000 quilômetros de litoral, não é de se estranhar que um dos mais populares esportes radicais no Brasil tenha a ver com o mar. 

O bom clima do Brasil faz com que as condições para o surf se mantenham favoráveis quase o ano todo, e há bons spots tanto para iniciantes quanto para avançados. O Brasil é o lar de alguns dos surfistas mais famosos do mundo, incluindo Gabriel Medina e Maya Gabeira. 

Um dos mais reconhecidos é Carlos Burle que quebrou o recorde mundial de surf numa onda de 30 metros em Portugal.

3 - O Brasil já formou vários competidores famosos no skate

O Brasil é a pátria de competidores famosos como Sandro Dias e Bob Burnquist, e já sediou torneios importantes como o X Games, o que ajudou a aumentar a popularidade do esporte.

Como em qualquer outro país, o skateboarding é praticado principalmente por jovens, embora também existam alguns adeptos mais velhos. 

4 - A maior área livre de paraquedismo fica em Boituva

Boituva, cidade do interior de São Paulo, é a cidade que tem a maior área livre da América Latina, considerada a capital do paraquedismo. É uma das categorias de esporte radical mais praticada e procurada no mundo todo.

É uma ótima maneira garantir sua dose de adrenalina com um salto duplo de paraquedismo e ainda desfrutar da tranquilidade do céu enquanto você está a 4,000 m, sentindo-se um pássaro. 

5 - O primeiro a vencer um GP de Fórmula 1

O brasileiro Emerson Fittipaldi, fez história ao ganhar a primeira corrida oficial no ano de 1973. Fittipaldi foi campeão com 9 pontos, conquistados em 40 voltas e, por incrível que pareça, ele ainda foi campeão no ano seguinte, com 9 pontos, conquistados em 32 voltas.

O automobilismo é um dos poucos esportes radicais no Brasil que é veiculado regularmente por emissoras de TV aberta, junto com o Voleibol e, claro, o Futebol.