Apesar de historicamente a ato de dirigir ser associado ao público masculino, é cada vez mais notável a presença das mulheres no volante

inclusive existem estudos que comprovam o fato de que elas pilotam melhores que os homens.

E não só são estudos que comprovam as habilidades femininas ao volante, de acordo com a InfoSiga Sp, que recebe dados da Polícia Civil e Rodoviária Federal do Estado de São Paulo, somente 6,4% dos condutores que se envolvem em acidentes são mulheres.

E a história de que “mulheres ao volante perigo constante” não passa disso mesmo, somente história. Culturalmente ao redor do mundo inteiro essa história se repete, mas o que vemos na prática é outra coisa.

As mulheres costumam ser mais cuidadosas ao dirigirem, enquanto os homens têm uma abordagem mais agressiva. Tudo isso se dá devido a atribuições culturais destinadas a cada sexo. Enquanto o homem busca aventura e perigo, a mulher é aquela que cuida.

Estudos no Reino Unido apontam que as mulheres são melhores no volante

mulher dirigindo

Um estudo realizado no Reino Unido avaliou o desempenho de motorista de ambos os sexos. Cerca de 250 pessoas participaram, sendo que 50 eram condutores e ou outros 200 eram pessoas que estavam do lado de fora dos veículos, num dos cruzamentos mais congestionados de Londres. 

Neste estudo as pessoas de fora foram orientadas a pontuar um questionário que tinha questões como relação dos condutores com os sinais de trânsito, velocidade, uso correto de retrovisores, lanternas etc.

A pontuação máxima do questionário era de 30 pontos, e mais uma vez as mulheres se destacaram a frente dos homens, estas fizeram 23,6, enquanto os rapazes pontuaram apenas 19,8 dos 30 pontos permitidos.

No Brasil, de acordo com os dados divulgados no relatório anual de 2019 do Seguradora Líder, administradora do DPVAT, somente 25% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT foram para mulheres versus 75% para homens.

A maioria dos estudos aponta para o fator sociocultural o fato de os homens serem tão competitivos na direção, enquanto as mulheres ao volante são mais cuidadosas, pois não existe nenhuma diferença biológica que possa justificar isso.

E tudo isso leva a um ponto interessante, as mulheres costumam possuir um seguro mais barato em relação aos homens. Infelizmente estes têm acidentes fatais com uma taxa 4x maior comparado com as mulheres.

O trânsito é um lugar para todos, por isso acreditamos que todos nós podemos torná-lo um ambiente seguro. É importante seguir as leis de trânsito e principalmente respeitar a todos. Condutores acelerados ou exaltados podem colocar em xeque a segurança dos demais.

E isso vale não só para os homens, mas para as mulheres ao volante também. É dever de todos manter o respeito e a segurança, sejam pedestres, ou condutores.