Entenda o que é, como funciona e como se prevenir do novo Golpe do Renavan

O que é o Golpe do Renavam?

A famosa manobra para clonar veículos, popularmente conhecida como “clonagem de placas”, ganha contornos mais sofisticados através do novo Golpe do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). A ação leva este nome por utilizar um documento importantíssimo dos automóveis: o número de registro do carro, conhecido justamente como código do Renavam. Deve-se ter em mente que, com a posse desses números, criminosos são capazes de adquirir incontáveis informações sobre o veículo e seu proprietário, que permitem não apenas clonar seu carro, como também aplicar diversos tipos de estelionatos. Por isso, quando for vender seu veículo, tome os cuidados que estarão listados ao final do artigo. 

Como esse novo golpe funciona?

O fundamento do golpe consiste em os criminosos conseguirem de alguma forma descobrir o código do Renavam. Assim como explicado acima, ao conservar  a identidade do carro, este documento proporciona a consulta de diversos dados tanto do automóvel quanto do proprietário - como o nome, a cor, o modelo e inclusive possíveis débitos que o dono não tenha quitado, sejam eles referentes ao IPVA ou a multas, por exemplo. 

Os casos costumam ocorrer em compras e vendas de carros usados, pois assim o Renavam já terá um registro prévio. Ainda mais comum é o fato de que esse tipo de estelionato é encontrado com mais frequência em comércio online de automóveis. Os bandidos fingem demonstrar interesse em comprar o carro, procurando estabelecer uma conversa com o vendedor e lançampropostas. 

A partir daí, solicitam o número do Renavam e da placa, com a desculpa de que irão verificar se há débitos ou pendências antes de comprar o automóvel. Ao conseguir o número, declaram desinteresse ou apenas desaparecem. Como geralmente quem mais cai em golpes é quem está comprando, muitas vezes as pessoas não percebem que o trambique pode vir do outro lado, e acabam virando vítimas da ânsia de querer realizar sua venda. 

Com a certidão de nascimento do veículo, os bandidos conseguem, por exemplo, cobrar do proprietário multas falsas ou supostos IPVAs atrasados que, no fundo, irão de alguma forma parar no bolso dos criminosos. Portanto, fique atento às dicas abaixo e não caia no Golpe do Renavam.

Como não ser vítima do novo golpe?

 A primeira é a mais óbvia: não passe o número do Renavam de seu automóvel para qualquer pessoa. Se possível, encontre com o comprador pessoalmente e, caso contrário, coloque seu carro para vender em sites confiáveis e com segurança, ou em empresas respeitadas dentro do ramo. Tente ao máximo obter informações sobre o interessado em comprar o veículo - certifique-se de que é ele mesmo, obtenha algum tipo de proximidade. Por fim, caso considere necessário, procure um despachante para auxiliá-lo na transação ou consulte o DETRAN de seu estado e tire suas dúvidas com um agente do serviço público.