Conheça um pouco mais da relação entre apicultura e agricultura e veja como se conectam de forma complementar

 

Hoje em dia, a maioria das pessoas entende (mesmo que pouco) a importância das abelhas. Elas fazem parte da natureza que conhecemos e caso desaparecessem, deixariam um buraco ecológico impossível de ser preenchido por qualquer outra espécie.

 

Mas você sabia que a apicultura e agricultura estão extremamente conectadas?

 

O fato é que o agronegócio depende das abelhas. Até um terço de todos os produtos agrícolas que os humanos consomem como alimento só crescem porque as plantações são polinizadas pelas abelhas. 

 

No artigo de hoje abordaremos algumas das principais razões que fazem dessa “parceria” uma relação fundamental para o setor agrícola. Confira!

AS ABELHAS SÃO POLINIZADORES

Cada criatura na natureza tem, pelo menos, uma função primária que contribui para um ecossistema equilibrado. No caso das abelhas, elas contribuem principalmente como polinizadores. 

 

O que é um polinizador? É uma criatura que carrega pólen de uma planta para outra. Os polinizadores são essenciais para a existência da vida vegetal.

 

A natureza desenvolveu inúmeras maneiras de realizar a polinização. Mas as abelhas são, de longe, os melhores polinizadores. Eles saem para um pomar em busca de alimentos que possam trazer para a colmeia. Eles voam de flor em flor, pegando pólen e embalando-o em bolas altamente comprimidas. 

 

Cada vez que pousam em uma nova planta, parte do que acumularam cai no trato reprodutivo dessa flor.

 

Então, quão importante são as abelhas para a polinização? Estimativas conservadoras sugerem que as abelhas são responsáveis ​​pela polinização de mais de 80% dos vegetais. Apenas pense nisso por um segundo…

A AGRICULTURA DEPENDE DISSO

Dizer que a apicultura e agricultura são dependentes uma da outra não é exagero. 

Grande parte das safras ao redor do mundo dependem da polinização por abelhas. 

 

As operações agrícolas em grande escala que agora alimentam a maior parte do mundo não seriam possíveis sem um exército de abelhas fazendo o que fazem. Se quisermos continuar alimentando o mundo, temos que manter as populações de abelhas saudáveis.

 

Fora da fazenda, as abelhas ainda são igualmente importantes. Esses campos de flores silvestres que você viu em cartões postais e em filmes só existem porque as abelhas estão polinizando. 

 

Tudo, desde os vales férteis dos Alpes suíços até as exuberantes florestas tropicais da América do Sul, existem devido ao trabalho árduo das abelhas. As abelhas são uma parte crítica da natureza que não podemos prescindir.

 

Além da agricultura comercial, as abelhas também polinizam as plantas, flores e árvores que ocorrem na natureza. 

 

Digamos que você fosse um apicultor com uma propriedade na orla de uma floresta. O que você faz é ajudar a manter a floresta viva. Isso é legal, não é?

 

Portanto, não se esqueça: a relação entre apicultura e agricultura é sim, muito importante. Seja para a saúde e segurança das abelhas, o ciclo contínuo de vida da natureza ou até mesmo nossa capacidade de cultivar os alimentos de que precisamos para sustentar a humanidade. 

 

Nossas florestas majestosas e belos vales não teriam flores. Seria um mundo muito diferente sem os muitos benefícios que as abelhas trazem para a mesa ecológica.