Conheça algumas das principais aplicações da internet das coisas na agricultura e veja como ela está mudando o segmento do agronegócio!

 

Graças ao aumento da população mundial e aos desafios causados pelas mudanças climáticas e o impacto ambiental, a presença da Internet das coisas na agricultura está sendo fundamental para a erradicação desses obstáculos e nos ajudando a atender a demanda crescente por mais alimentos.

 

Confira como a IoT está transformando o agronegócio e veja algumas de suas principais aplicações!

APLICABILIDADE DA INTERNET DAS COISAS NA AGRICULTURA

A Internet das Coisas(IoT) trouxe enormes benefícios, como o uso eficiente da água, otimização de insumos e muito mais. Em poucas palavras, ela é uma aplicação de implementação de dispositivos conectados e tecnologias inovadoras em conjunto na agricultura. 

 

Dentre as principais utilizações da Internet das Coisas na agricultura, podemos destacar as seguintes:

1 - ANÁLISES CLIMÁTICAS

O tempo desempenha um papel muito crítico para a agricultura. E ter conhecimento inadequado sobre o clima deteriora fortemente a quantidade e a qualidade da produção agrícola. 

 

Mas as soluções de IoT permitem que você conheça as condições climáticas em tempo real. Os sensores são colocados dentro e fora dos campos agrícolas. Eles coletam dados do ambiente que são usados ​​para escolher as safras certas que podem crescer e se sustentar nas condições climáticas específicas. 

2 - AGRICULTURA DE PRECISÃO

Agricultura de precisão é uma das aplicações mais famosas da IoT na agricultura. Isso torna a prática agrícola mais precisa e controlada ao realizar aplicações agrícolas inteligentes, como monitoramento de gado, rastreamento de veículos, observação de campo e monitoramento de estoque. 

 

O objetivo da agricultura de precisão é analisar os dados, gerados por meio de sensores, para reagir de acordo. A Agricultura de Precisão ajuda os agricultores a tomar decisões inteligentes e rápidas. 

3 - ESTUFAS INTELIGENTE

Para tornar nossas estufas inteligentes, a IoT permitiu que as estações meteorológicas ajustassem automaticamente as condições climáticas de acordo com um conjunto específico de instruções. 

 

A adoção da IoT em estufas eliminou a intervenção humana, tornando todo o processo econômico e aumentando a precisão ao mesmo tempo.

4 - ANÁLISE DE DADOS

O armazenamento de dados baseado em nuvem e uma plataforma IoT ponta a ponta desempenham um papel importante no sistema de agricultura inteligente. 

 

Os dados são analisados ​​e transformados em informações significativas usando ferramentas analíticas. Esse processo ajuda na análise das condições climáticas, condições de gado e condições de cultivo. Os dados coletados potencializam as inovações tecnológicas e, assim, tomam melhores decisões. 

5 - DRONES AGRÍCOLAS

Os drones são usados ​​para avaliação da saúde da cultura, monitoramento, plantio, pulverização e análise de campo. 

 

Com estratégia e planejamento adequados baseados em dados em tempo real, a tecnologia de drones deu um grande crescimento e reformulação ao setor agrícola. 

 

Equipamentos com sensores térmicos ou multiespectrais identificam as áreas que requerem mudanças na irrigação ou áreas que precisam de outros cuidados específicos. 

AINDA É SÓ O COMEÇO

A Internet das Coisas na agricultura ajudou a implementar soluções tecnológicas modernas com conhecimento testado pelo tempo. Isso ajudou a preencher a lacuna entre a produção e o rendimento em qualidade e quantidade. 

 

Com operações inteligentes de ponta a ponta e execução aprimorada do processo de negócios, os produtos são processados ​​mais rapidamente e chegam aos supermercados no menor tempo possível. A boa notícia é que as descobertas que estão transformando o campo ainda estão apenas começando!