Aumento de produtividade, especialização e redução da mão de obra, diminuição do preço final: entenda a importância de investir na mecanização agrícola

Qual a origem da mecanização em nosso tempo?

Sabe-se que grande parte da organização de nosso mundo contemporâneo é fruto da famosa Revolução Industrial. Thomas Malthus, um economista que viveu entre os anos 1700 e 1800, tinha uma certa obsessão pelo controle de natalidade. Dizia ele que “a população, quando não obstaculizada, aumenta a uma razão geométrica. Os meios de subsistência (entenda-se: bens agrícolas) aumentam apenas a uma razão aritmética”. Hoje sabemos que sua teoria não se concretizou na prática. 

Isso se deve justamente porque o investimento em máquinas no campo permite a possibilidade de os alimentos e produtos agrícolas seguirem o ritmo da produção industrial - não ficam mais reféns dos ciclos temporais da natureza, mas são, ao contrário, submetidos ao imperativo do maquinário, que tem um ritmo muito mais acelerado e com maior produtividade. O processo de industrialização, portanto, ocorre não só na cidade, mas também no campo; não só em produtos manufaturados, mas também em produtos agrícolas. 

 

 

Observando mais de perto: as vantagens da mecanização agrícola

Se nas indústrias as máquinas aumentam a quantidade da produção em menos tempo - o famigerado aumento da produtividade - assim ocorrerá no campo. Este é um dos motivos pelos quais é importante investir na mecanização: com o emprego das máquinas no setor agrícola, a produção irá aumentar, criando mais produtos em menos tempo, gerando maiores lucros. Além disso, aumenta-se a possibilidade de produção de grãos para a pecuária, bem como de alimentos para a sociedade, transformando o benefício econômico em benefícios sociais para todo o corpo coletivo. 

Outras vantagens importantes da mecanização agrícola estão no âmbito da mão de obra e dos preços finais dos produtos. No que se refere à força de trabalho, o fato de a mecanização necessitar de grandes investimentos em ciência e em tecnologia gera como resultado a médio e longo prazo a formação de profissionais mais qualificados para o ramo. Consequentemente, há maior valorização do trabalho no âmbito agrícola e campesino, bem como no meio acadêmico. Ademais, já é sabido que o resultado do aumento de máquinas na produção, associado ao desenvolvimento de mão de obra qualificada, diminui a quantidade necessária de trabalhadores empregados, culminando em menores custos para os proprietários do negócio. 

 

Por fim, a última vantagem proporcionada pelo investimento na mecanização agrícola está intimamente associada ao aumento da produtividade e às questões referentes à mão de obra especializada. Na medida em que se produz mais em menos tempo e se gasta menos com salários, o preço final dos produtos será mais barato. Por conseguinte, a empresa do ramo agrário que invista em máquinas - seja ela de um grande ou de um pequeno produtor - irá adquirir maior competitividade no mercado, trazendo maiores benefícios para os proprietários. Após tomar conhecimento de todas essas vantagens, não há como desconsiderar o quão importante é investir em máquinas no setor agrícola.