Encontre um lugar plano, estável e seguro para estacionar e trocar o pneu. A superfície tem de ser sólida e regular, que não permita que o carro deslize. Se você estiver numa rodovia, pare tão longe do tráfego quanto for possível e ligue o pisca-alerta. Evite parar numa colina ou em terreno macio. . Após assegurar que o automóvel está travado, saia, pegue o triângulo de emergência e o coloque a, no mínimo, 15 m de distância do seu carro. Se o pneu furou em uma estrada, essa distância deve ser triplicada, principalmente se seu veículo está parado logo após uma curva. Galhos de árvore também podem servir de sinalização junto com o triângulo


1- Puxe o freio de mão e ponha o câmbio em modo "estacionado". Se o seu carro tem câmbio manual, coloque-o em primeira ou em marcha à ré.

2- Indicamos que seja colocado um objeto pesado (por exemplo, uma pedra, um pedaço de concreto, uma roda sobressalente, entre outros) em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro.

3- Pegue o estepe e o macaco. Ponha o macaco sob a lataria do carro, ao lado do pneu que você está prestes a trocar. Lembre-se de que o macaco deve ser encaixado na canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para recebê-lo.

  • A parte de baixo da maioria dos carros é feita de plástico. Sem colocar o macaco no lugar certo, o plástico cederá assim que o carro for elevado. Se você não souber onde deve encaixar o macaco, leia o manual de instruções.
  • Na maioria dos automóveis modernos, há uma pequena marca (geralmente uma seta apontando para baixo), logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira, que indica onde o macaco deve ser encaixado.
  • Em carros antigos ou caminhonetes, apoie o macaco numa viga da carroceria, que deve estar pouco atrás da roda dianteira ou pouco à frente da roda traseira.


4- Levante o macaco até que ele apoie o carro (sem levantá-lo do chão).Quando parecer que o veículo está firmemente apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão.

5- Tire a calota e afrouxe os parafusos (girando a chave de roda em sentidoanti-horário). Não os desprenda totalmente; apenas deixe-os frouxos. Deixar o pneu em contato com o chão neste momento facilita a retirada da calota, uma vez que você girará os parafusos (e não a roda) com facilidade.

  • Use a chave de roda que veio de fábrica ou uma chave de roda em cruz padrão. Cada ponta dessa ferramenta tem uma abertura de tamanho diverso. O tamanho correto é aquele que se encaixa facilmente na cabeça do parafuso e sem deixar espaços vazios.
  • Nunca se sabe quando será necessário trocar o pneu do carro. Portanto, tenha sempre no porta-malas uma chave de roda do tamanho correto e um manípulo de chave de roda.
  • Afrouxar os parafusos pode exigir muita força. Se todas as suas tentativas falharem, jogue o peso do corpo contra a chave de roda ou pise nela (antes, confirme que você está tentando girar o parafuso no sentido correto — anti-horário). No entanto, existe a possibilidade de que, ao imprimir tanta força, você espane os parafusos.

6- Acione o macaco para levantar o pneu um pouco mais. O carro precisa ficar a uma distância do solo que permita a retirada do pneu murcho e o encaixe do estepe.

Conforme suspende o carro, verifique se ele está estável. Caso ele demonstre algum sinal de instabilidade, desça o macaco e corrija o problema antes de suspender o veículo outra vez. 

  • Se você notar que o carro está num ângulo estranho ou inclinado, reposicione o macaco e tente levantá-lo outra vez.
  • Ter um macaco menor guardado no porta-malas é sempre uma boa ideia, já que o macaco pode ceder durante a troca dos pneus. Monte ambos os equipamentos lado a lado e a segurança do carro estará garantida no caso de o macaco maior falhar.

7- Remova os parafusos totalmente. Continue a girá-los em sentido anti-horário até que fiquem completamente frouxos; por fim, remova-os. Apesar de raro, em alguns veículos, a rosca dos parafusos que afixam as rodas é invertida.

 

8- Retire o pneu furado e coloque-o sob o veículo — caso o macaco venha a ceder, ele amortecerá a queda, diminuindo o risco de acidentes. Se o macaco estiver apoiado numa superfície plana e firme, você não deverá ter nenhum problema. Talvez seja difícil remover o pneu devido à ferrugem. Nesse caso, bata com uma marreta de borracha na parte traseira do pneu. Sem essa ferramenta à disposição, é possível usar o estepe para bater na parte externa do pneu.

 

9- Ponha o estepe no eixo. Deixe o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos e encaixe-os outra vez.

Instale o pneu do lado correto, não de trás para frente. A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora, nunca em direção ao veículo.

Em alguns modelos, os pneus são presos ao cubo de roda por pinos roscados e porcas — peças que também podem confundir o usuário. Lembre-se de que o pino deve ser inserido com a parte cônica para dentro, em direção ao carro.

 

10- Aperte os parafusos à mão até onde puder. Eles devem girar com facilidade no início.

 

  • Com a chave de roda, aperte os parafusos o máximo possível, seguindo um padrão de estrela. Para que o pneu fique apropriadamente encaixado, não aperte os parafusos até o fim de uma só vez. Em vez disso, dê uma volta em um parafuso, depois no oposto a ele e assim por diante até que todos estejam igualmente apertados.
  • Evite forçar a chave de roda a ponto de deslocar o macaco. Quando o carro estiver no chão novamente, aperte os parafusos mais uma vez.

11- Ao abaixar o carro, não permita que o peso fique apoiado no novo pneu. Antes disso, aperte os parafusos o máximo possível. Termine de descer o carro e retire o macaco. Acabe de apertar os parafusos e ponha a calota no lugar. Coloque o antigo pneu no porta-malas e leve-o ao borracheiro. Descubra quanto os reparos custarão — pequenas fissuras podem ser remendadas por menos de R$ 60,00. Se o pneu não puder ser salvo, o borracheiro poderá descartá-lo e vender um novo a você.

Podemos ver a troca dos pneus na prática por este vídeo, isso nos ajuda um pouco mais a entender o processo: 

 

 

Dicas

  • Verifique o estepe de tempos em tempos para saber se ele ainda está cheio.
  • Para não ser pego desprevenido no acostamento, numa rua escura ou na chuva, acostume-se a este procedimento e às particularidades do seu carro antes de acabar com um pneu furado.
  • Ao colocar os parafusos de volta, lembre-se de que a parte cônica deve entrar primeiro na roda. Ela serve para alinhar a roda e manter os parafusos no lugar.
  • Se as rodas têm parafusos antifurto, lembre-se de guardar a chave num lugar que você possa encontrar facilmente — ela é necessária para fazer a troca do pneu.
  • Girar os pneus nos intervalos recomendados pelo fabricante pode evitar vários problemas durante a substituição do pneu.
  • Ao afrouxar e apertar os parafusos, deixe a chave de roda numa posição tal que você a empurre para baixo (com auxílio da gravidade). Isso diminui o risco de que você lesione a coluna, além de permitir que você jogue o peso do corpo contra a ferramenta em vez de puxá-la forçando os braços. Para mover a chave com mais facilidade, empurre-a pela ponta do cabo. Você também pode usar o pé, desde que se mantenha equilibrado e apoie as mãos no carro.
  • Há situações em que o pneu se agarra ao cubo de roda, fazendo com que a tarefa de removê-lo seja extremamente difícil. Se esse for seu caso, você precisará de uma marreta e de uma ripa de madeira para retirá-lo. Girar os pneus com frequência impede que isso aconteça.
  • A chave de roda em cruz pode ser manuseada mais facilmente do que a chave de roda de eixo único.

 

Seguindo esses passos, garantimos que caso um imprevisto como esse aconteça, você esteja muito mais preparado para a troca segura do pneu avariado. Tem alguma outra dica ? Deixa nos comentários para aumentarmos nosso conhecimento ! Não se esqueça de compartilhar para os amigos e família, todos temos de estar preparados para ocasiões como esta.