A utilização de pulverizadores melhora a eficiência e a produtividade do setor agrícola. Eles auxiliam na aplicação de defensivos contra pragas, doenças e insetos e fertilizantes que repõem nutrientes nas plantas e fertilizam o solo. É necessário escolher corretamente o pulverizador que irá se adequar ao tipo e tamanho da plantação. O impacto dessa boa escolha será visto na qualidade do produto final, evitando desperdícios e maiores custos na operação.
Os produtos utilizados nos pulverizadores são comprados em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda. De maneira geral, os pulverizadores têm como objetivo distribuir a calda de maneira uniforme e no local necessário. Os manuais se adequam às lavouras pequenas, jardins e pastos. Para espaços de médio e grande porte é necessário o uso de equipamentos melhores, acopladas a tratores. O tipo de pulverizador ideal também está relacionado ao porte das plantas e espaçamento entre linhas na lavoura.
Existem cerca de 10 tipos diferentes de pulverizadores agrícolas. Os pulverizadores para trator mais usados são divididos em:

  • Pistola – trabalham com ar comprimido;
  • Barra – bicos pulverizadores instalados em uma barra longa que permite a aplicação em vários cultivos como o milho e o trigo;
  • Canhão – a aplicação é feita à longa distância;
  • Turbo – uma cortina de ar em forma de leque é formada por um conjunto de ventilador e deflatores; ideal para espécies arbustivas.


A compra do pulverizador ideal deve ser feita com fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado. A manutenção também precisa ser levada em conta, desde o básico – limpeza, cuidados diários – até a calibragem e troca de peças. A limpeza é muito importante para evitar a contaminação de pessoas e animais pelos produtos químicos usados no processo de pulverização.
Outro item que deve ser considerado é a capacidade do tanque do pulverizador. Quanto menor, mais vezes precisará ser reabastecido, gerando gasto de tempo e de combustível. Porém, carregar um tanque maior do que o necessário exigirá mais potência do trator e também aumentará o gasto de gasolina.
O produtor deve planejar sua operação com cuidado, avaliando todos os aspectos que poderão influenciar os resultados positivamente. A escolha do pulverizador correto faz parte desse planejamento e traz benefícios para produtores e consumidores.