O quadriciclo ou ATV (all-terrain vehicle) é um veículo off-road operado de forma similar a uma motocicleta, porém, a maior quantidade de rodas confere melhor estabilidade em baixa velocidade.

Geralmente são utilizados para práticas esportivas e lazer em terrenos diferenciados, como áreas arenosas. São diversos os modelos, portes e preços, cada um destinado a uma utilização ou público.

Assim como qualquer outro veículo motorizado, o quadriciclo requer cuidados especiais para ser operado e para manter sua conservação. Vamos explorar esses itens a seguir.

 

Segurança

Recomenda-se a direção em velocidade segura e dentro das especificações de peso e número de ocupantes do equipamento. Observar isso é fundamental para não perder a estabilidade.

Os adultos devem acompanhar e supervisionar a habilidade de direção das crianças. O equipamento adequado de segurança deve ser utilizado por todos os usuários, ser de boa qualidade e estar em perfeitas condições de uso.

Deve-se observar a roupa que será usada, como calças compridas e sapatos fechados, para evitar traumas e queimaduras de pele.

 

Limpeza

Devido ao terreno onde são utilizados, os quadriciclos costumam ficar muito sujos de lama e areia. Quanto antes a limpeza for feita, melhor. Caso estejam cobertos por uma camada grossa e seca de detritos, o ideal é utilizar bastante água para amolecer essa camada e facilitar a limpeza.

Os principais produtos para a limpeza são: água, detergente neutro, produtos para polimento e desengraxante. Evite usar componentes muito agressivos. Eles podem danificar a superfície do veículo e causar ressecamento.

Utilize um pano macio ou item próprio para limpeza de veículos, como luvas e esponjas. Existem boas opções no mercado, desenvolvidas para manter a conservação e otimizar a limpeza.

Só inicie a lavagem se o veículo estiver frio e faça o processo à sombra. O sol pode fazer com que ele seque muito rápido, deixando a superfície manchada. O ideal é que ele seja seco com pano específico para esse uso, conferindo maior brilho à superfície.

A lavagem deve ser feita com mangueiras comuns. O uso de alta pressão pode danificar peças que ficam mais expostas e que precisam ser preservadas. O uso de água quente também não é recomendado, uma vez que diminui a lubrificação de peças móveis.

Após a lavagem, os freios devem ser testados, para verificar seu bom funcionamento. Não se deve jogar água diretamente nos componentes elétricos.

Para finalizar o processo, pode-se utilizar uma cera líquida ou em pasta para fazer o polimento e valorizar ainda mais seu quadriciclo.

 

Manutenção geral

Leia atentamente o manual do proprietário. Assim você conhecerá melhor seu veículo.

Transitar em terrenos para os quais o quadriciclo não foi feito, como ruas asfaltadas, pode desgastar os pneus. Eles também devem estar corretamente calibrados.

Antes de usar o quadriciclo, faça uma checagem de segurança dos itens básicos, para saber se estão funcionando adequadamente.

Não realize ações que podem resultar em problemas que não são cobertos pela garantia de fábrica. Um exemplo disso é a utilização do quadriciclo dentro da água, que pode resultar em calço hidráulico.

Utilize combustível de boa qualidade e verifique com regularidade o funcionamento das lâmpadas.

 

Manter seu quadriciclo limpo e conservado é o primeiro passo em direção à próxima aventura que viverá com ele!