Veja o que esperar da economia e indústria nos próximos anos e conheça algumas das mudanças que já estão acontecendo

 

As tecnologias da economia e indústria em rápida evolução de hoje, incluindo inteligência artificial, robótica avançada e a “internet das coisas” - frequentemente chamadas de tecnologias da “Indústria 4.0” - estão prontas para remodelar o cenário de manufatura global, com consequências importantes para a transformação estrutural, crescimento e criação de empregos.

 

As novas tecnologias estão exigindo habilidades de alto nível, aumentando a intensidade de capital da produção, elevando a importância dos ecossistemas de inovação e exigindo uma forte infraestrutura digital e prontidão para que os fabricantes sejam competitivos.

 

Essas mudanças acabam servindo como bases para novas previsões da economia e indústria. Veja algumas perspectivas para o cenário da manufatura.

MUDANÇA NOS MERCADOS GLOBAIS

Os países de renda média, particularmente muitas economias asiáticas emergentes, têm espaço para desenvolver vantagens competitivas na manufatura cada vez mais baseada na tecnologia, juntamente com suas crescentes cadeias de suprimentos domésticas e mercados de consumo.

 

Os países que já dominam a manufatura global, estão fazendo os maiores investimentos em robótica e outras tecnologias da Indústria 4.0, aumentando assim a perspectiva de maior concentração da atividade manufatureira nesses centros. 

 

Em 2017, cerca de 75% das vendas de robôs foram concentradas na China, Coreia, Alemanha, Japão e Estados Unidos. 

 

A China e os Estados Unidos estão liderando os investimentos em inteligência artificial e sua implantação na indústria e, junto com a Europa Ocidental, respondem pela maior parte do investimento em tecnologias de internet das coisas.

REMANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

Embora a tecnologia esteja aumentando a produtividade nos centros industriais de hoje e compensando em grande parte o aumento dos salários, ela também está reduzindo o custo de capital e diminuindo a necessidade de produção terceirizada em países com salários mais baixos. 

 

Na verdade, existem tendências emergentes de remanejamento da produção manufatureira global para algumas economias avançadas. 

 

Além da mudança na dinâmica de trabalho e de custo de capital, outros fatores, como a proximidade dos consumidores, a oferta de mão de obra qualificada e as sinergias do ecossistema, estão desempenhando um papel como impulsionadores do remanejamento.

A ECONOMIA E INDÚSTRIA NO BRASIL

De acordo com os resultados do Índice de Confiança do Empresário (ICEI), os empresários brasileiros seguem confiantes para as mudanças que estão acontecendo.

 

O ICEI é um indicador que sinaliza possíveis mudanças na economia e indústria e costuma anteceder o desempenho industrial.

 

Ele é calculado em um intervalo de 0 a 100 pontos. Qualquer pontuação acima de 50 está aprovada na linha de corte e representa confiança.

 

Na pesquisa, existem questões importantes que interferem nessa pontuação, como avanço das reformas, que podem ser um divisor de águas na economia no próximo ano.

 

Os setores mais confiantes são: Produtos de borracha. Metalurgia, Produtos de minerais não metálicos, Produtos de metal e Têxteis.

 

Mesmo durante a pandemia, a perspectiva para o futuro da industrial, nacional e internacional permanece bastante positiva.