Para ter sucesso na produção agrícola é necessário sempre estar atento a possíveis erros. Confira a seguir medidas que podem gerar prejuízos na lavoura!

 

O Brasil é um país continental que figura entre os principais produtores agrícolas do mundo. A produção mundial de culturas como o milho, arroz e, principalmente, a soja conta com uma participação significativa da agricultura brasileira.

A tendência é que essa presença no mercado mundial aumente nos próximos anos devido ao potencial de crescimento da lavoura no país. Segundo IBGE, a colheita de 2022 deve alcançar 71,2 milhões de hectares, sendo 2,6 milhões a mais que no ano anterior.

Contudo, para continuar em ritmo de crescimento é necessário que os produtores, sejam eles grandes ou pequenos, mantenham um firme controle de qualidade, evitando qualquer tipo de conduta que prejudique a produção.

 

Nesse sentido, há algumas atitudes que, caso não evitadas pelo produtor rural, podem ocasionar grandes prejuízos na lavoura, comprometendo o seu lucro particular e o crescimento da produção no país.

Condutas que geram prejuízos na lavoura

Para obter o melhor rendimento na produção agrícola, o agricultor deve estar sempre atento para evitar certas condutas que possam comprometer o seu rendimento. Confira a seguir quais os principais erros em uma lavoura.

Escolha equivocada dos produtos

O uso de insumos, sejam eles químicos ou biológicos, para melhorar o rendimento do solo é bastante comum. De fato, o seu uso ajuda a recuperar a terra e aumentar o nível nutricional proporcionando melhor crescimento das culturas.

Contudo o uso errado deles pode comprometer a terra e ocasionar a degradação do solo, comprometendo toda a safra. Por isso, o ideal é realizar uma análise do terreno antes de aplicar o fertilizante, assim será garantida a aplicação do insumo correto.

Manejo

O manejo em si não é um problema, mas ele se torna um quando ocasiona a compactação do solo. Um exemplo disso é a falta de culturas de cobertura na entressafra, que deixam o solo exposto à chuva.

A exposição à chuva além de gerar a erosão e a perda de nutrientes, torna o terreno mais suscetível à compactação gerada pelo peso do maquinário utilizado nele. Tudo isso contribui para tornar o plantio mais difícil e oneroso.

Falta de monitoramento

A fiscalização do plantio é fundamental para o sucesso da lavoura e a sua ausência pode gerar grandes danos. Manter o mapeamento agrícola em dia é o melhor modo para efetuar o controle de pragas e manter o uso de produtos no momento correto.

Falta de investimento em tecnologia

 

 

Com os diversos avanços tecnológicos nos últimos anos, não investir em tecnologia na produção agrícola é um dos maiores prejuízos na lavoura. Atualmente existem diversas soluções como drones, sistemas de irrigação, monitoramento de clima, entre outros.

Fazer uso dessas soluções tecnológicas traz inúmeros benefícios à agricultura, permite maior eficiência, agilidade e principalmente permite maior diminuição de custos ao direcionar melhor os investimentos naquilo que for mais eficiente em cada situação.