Entenda como identificar quando é o momento de levar o seu carro para manutenção

 

A manutenção do carro vai muito além de apenas abastecê-lo. Por isso, os proprietários dos veículos precisam estar atentos aos sinais de que chegou a hora de cuidar da mecânica.

 

É recomendado definir uma frequência para levar o carro ao mecânico, tanto para garantir um bom funcionamento e vida útil, como inclusive em aspectos que envolvem segurança. 

 

Mas, afinal, quando é o momento ideal para fazer a manutenção do carro?

 

Para te ajudar, nós separamos informações importantes para entender quando é a hora de fazer algumas das principais manutenções. Continue conosco!

 

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO DO CARRO?

 

É difícil cravar valores exatos, já que tudo depende de cada automóvel, de suas condições atuais e até da forma que ele é conduzido, mas é possível ter algumas bases, como as seguintes:

 

PERÍODO DE TROCA DE ÓLEO

 

A troca do óleo do motor é um dos principais procedimentos de manutenção do carro, além de estar entre os mais simples, mas se não for realizado adequadamente pode resultar em sérios problemas, como quando ele funde, um dos maiores medos dos motoristas.

 

Por isso, sempre atente-se ao período para a troca de óleo, o que costuma estar descrito em um adesivo que fica no para-brisas. Esse período se dá tanto por quilometragem quanto por tempo e deve ser adotado o valor que vier primeiro.

 

Por exemplo, se você trocou o óleo do seu carro em 01/06/2020, quando ele estava com 40.000 km rodados, e a indicação for de 6 meses ou 5 mil km, então deve trocá-lo no que acontecer primeiro: 01/12/2020 ou 45.000 km rodados.

 

A troca do óleo deve ser feita em conjunto com a troca do filtro de óleo. Assim, você evita outras manutenções bem mais complicadas - inclusive para o bolso.

RUÍDOS INESPERADOS

 

De tanto usar o seu automóvel, é provável que você já esteja acostumado com os sons que ele costuma emitir. Sempre que ouvir algum barulho diferente, é hora de procurar o mecânico.

 

Isso costuma acontecer quando algo está fora do normal, e o ideal é levá-lo para manutenção o quanto antes para que o problema não se agrave.

 

QUANDO NOTAR QUE O FUNCIONAMENTO ESTÁ DIFERENTE

 

Da queda da potência do motor em determinada marcha a um maior consumo de combustível ou funcionamento estranho de algum componente, qualquer sinal de estranheza na condução do seu carro merece uma visitinha ao mecânico.

 

Pode ser que a manutenção seja algo bem simples ou mais complexo, mas quanto antes levar o veículo para a avaliação de um profissional, é possível evitar que o problema se agrave.



QUANDO OS PNEUS ESTÃO “CARECAS”

 

Por último, mas não menos importante, os pneus devem ser sempre analisados para ver se estão em boas condições de conservação, ou seja, com a devida profundidade em seus sulcos e com um desgaste regular.

 

Caso isso não se aplique, fica mais perigoso dirigir, especialmente na chuva, já que o fenômeno da aquaplanagem passa a existir, que é aquela fina camada de água que impede o pneu de estar em pleno contato com o solo.

 

Inclusive, trocar os pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível, além de deixar a direção mais confortável e segura, ou seja, esses são itens fundamentais e que merecem a sua atenção.



MANTENHA A MANUTENÇÃO DO CARRO SEMPRE EM DIA!

 

Siga nossas dicas e procure um mecânico de sua confiança o mais rápido possível quando notar qualquer coisa estranha em seu carro. Na verdade, mesmo que não perceba nada, a recomendação é de passar por lá de vez em quando para aquela manutenção preventiva tão importante.

 

Para comprar novos pneus de carro, conte com a Big Tires e aproveite nossos preços e condições de pagamento especiais. Assim, você poderá concluir uma manutenção do carro tão importante dentro das possibilidades do seu orçamento!