NA AGRICULTURA, O TRATOR É UM IMPORTANTE INVESTIMENTO E SUA MANUTENÇÃO ADEQUADA AUMENTARÁ A PRODUTIVIDADE E SUA VIDA ÚTIL, COM DURAÇÃO DE 10 A 15 MIL HORAS DE TRABALHO. 


SIGA ESSAS DICAS PARA GARANTIR OS BENEFÍCIOS CITADOS.

 

MANUSEIO DO TRATOR

O operador da máquina agrícola deve ter o treinamento específico para poder operá-la corretamente. Também é importante a utilização do trator certo para cada aplicação.
O profissional bem treinado consegue perceber mudanças sutis na performance do veículo. Assim ele pode antecipar soluções, sempre em conformidade com o manual do fabricante. 

 

LUBRIFICAÇÃO DAS PARTES MÓVEIS

A falta de lubrificação adequada pode gerar oxidação, desgaste, corrosão e erosão nas partes móveis do trator. Além da lubrificação periódica, deve-se levar em consideração que existem diferentes tipos de lubrificantes para cada parte do equipamento. 
Observe a qualidade do produto, optando por aqueles que contém aditivos específicos para máquinas agrícolas.

 

PNEUS

A calibragem adequada garante um tempo de vida maior tanto para o pneu quanto para o trator. A pressão incorreta ocasiona desgastes irregulares e prematuros. É importante seguir sempre as instruções do manual do fabricante.
Fique atento ao momento correto da troca do pneu, a forma como ele é armazenado e garanta que sua montagem e desmontagem seja feita por profissionais especializados.

 

REVISÃO PREVENTIVA

A revisão preventiva é o caminho mais vantajoso para o proprietário de todo tipo de equipamento. Caso ela não seja feita, a correção dos problemas resultantes poderá ser mais complicada e cara. 
O ideal é cumprir com os cuidados periódicos previstos no manual do operador e observar diariamente as condições do trator.

 

CUIDADOS GERAIS

Observe a qualidade do combustível utilizado, assim como seu prazo de validade. O equipamento precisa ser limpo e armazenado de forma adequada.
Sempre que possível, o indicado é a utilização de peças originais. O operador pode contar com a ajuda das concessionárias, pois elas possuem conhecimento especializado do equipamento.

 

SEGUINDO ESSAS INDICAÇÕES, O PROPRIETÁRIO GARANTIRÁ MELHORIAS NO DESEMPENHO E NA DURABILIDADE DO EQUIPAMENTO AGRÍCOLA, ALÉM DE ASSEGURAR UM PREÇO MELHOR NO MOMENTO DA REVENDA DO TRATOR.