Parte da direção segura é avisar aos outros motoristas o que você irá fazer. o uso da seta não é difícil, e geralmente, sua utilização é obrigada por lei, quando for mudar de faixa ou fazer uma curva

O uso da seta ao virar é comunicar aos outros motoristas, tanto na frente quanto atrás de você, a sua intenção de mudar de faixa ou de direção. A comunicação é uma ferramenta efetiva para evitar a maioria dos acidentes.

Localize a alavanca à esquerda da caixa de direção 

Note que veículos importados de um local onde a direção é feita do lado oposto podem ter a alavanca do lado oposto ao que está acostumado!

Para sinalizar uma virada à esquerda, empurre a alavanca para baixo (ou para cima, se a alavanca estiver à direita). 

Você deve conseguir movimentar a alavanca com seus dedos, sem retirar totalmente sua mão do volante. Mas não vire-o ao fazer o uso da seta. É melhor manter a outra mão no volante, também.

Para dar seta à direita, empurre a alavanca para cima (ou para baixo se a alavanca estiver à direita). 

pessoa fazendo uso da seta

Ao movimentar a alavanca para cima ou para baixo, a seta correspondente irá piscar no painel.

O sinal de uso da seta irá desligar automaticamente após realizar a curva

Na maioria dos casos, mas o volante deve ser virado até certo ponto para isto acontecer. Se não desligar automaticamente, mova a alavanca de volta ao centro, em posição neutra. Muitas alavancas para o uso da seta ativam-nas em duas posições para cada direção. Você pode tanto empurrá-la até ouvir um "clique", e ela ficará firme, ou você pode segurar a alavanca um pouco antes da posição de "clique", para que ela volte ao centro. Esta última é útil ao mudar de faixa, já que o volante provavelmente não será virado o suficiente para que a seta desligue automaticamente.

Infração: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente, é infração gravíssima e gera multa de R$ 191,54, que pode ser agravada em até cinco vezes, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco à segurança.
A penalidade será aplicada à pessoa física ou jurídica responsável pela obstrução, devendo a autoridade providenciar a sinalização de emergência, às custas do responsável, ou, se possível, promover a desobstrução. Com tudo isso em mente, lembre-se da importância consigo e com o próximo, faça o uso da seta sem medo e contribua para um trânsito melhor.