Veja como acontece a eficiência energética na indústria e como ela vital para a economia das empresas e para o meio ambiente!

 

A eficiência energética na indústria é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre empresários, pois pode ajudar a reduzir custos e economizar energia também. 

 

As contas de eletricidade não refletem a realidade. O que você paga a cada mês é mais do que o verdadeiro consumo. Você pode estar usando apenas metade dele, enquanto a outra metade vai para o lixo por meio de sistemas de ar condicionado com vazamentos, equipamentos com defeito e outros.

 

Imagine quanto dinheiro extra você está pagando pela energia que nem mesmo usou. 

 

A eficiência energética na indústria é muito importante do ponto de vista financeiro, de eficiência, produtividade e ambiental. Cada indústria, empresa e organização precisa tomar medidas para alcançar a eficiência energética. A boa notícia é que você pode fazer isso.

 

Aqui estão as 5 maneiras mais eficazes de obter eficiência energética na indústria:

1 - EQUIPE DE GESTÃO DE ENERGIA

A eficiência energética é um grande tema de qualquer indústria, empresa e organização, por isso merece todo um novo departamento ou equipe. 

 

Uma das melhores maneiras de gerenciar a energia e melhorar a eficiência é criar uma equipe de gerenciamento que lidará com todas as informações, supervisionar e calcular o uso e também ajudar na economia de energia. 

2 - AUDITORIAS DE ENERGIA

A realização de auditorias de energia é uma das melhores maneiras de alcançar a eficiência energética na indústria, pois é feita de forma muito completa e precisa. 

 

Ela ajudará a quantificar o consumo de energia de cada departamento, horários e dias de consumo de pico e onde o desperdício está acontecendo. 

 

Após a realização da auditoria, a equipe recomendará as etapas necessárias para alcançar a melhor eficiência energética e economizar custos.

 

3 - CONTROLE E GERENCIAMENTO DO USO DE MÁQUINAS

Nas indústrias, a operação de máquinas e robôs consome uma grande quantidade de energia. Ao controlar e usar cuidadosamente a energia para a operação das máquinas, as indústrias podem reduzir custos e melhorar a eficiência. 

 

Ao programar estrategicamente o uso dos equipamentos, você pode reduzir o desperdício e economizar custos de energia. 

4 - USO DE LED E ILUMINAÇÃO SOLAR

Você ficaria surpreso ao saber quanta energia é desperdiçada na iluminação. Deixar as luzes acesas quando não estiverem em uso pode ter um grande impacto no consumo de energia. 

 

Embora as pessoas estejam cientes desse fato em casa, as indústrias não prestam muita atenção a isso. 

 

É importante que as empresas tomem as medidas adequadas para reduzir o desperdício de energia, desligando as luzes e usando iluminação com eficiência energética, como LED e iluminação solar.

5 - MANUTENÇÃO REGULAR

Limpar e manter os sistemas é uma das melhores maneiras de garantir que seu espaço comercial seja energeticamente eficiente. 

 

Certifique-se de que o sistema, equipamento, maquinário, luzes, sistema de ar condicionado e outros componentes importantes sejam limpos e mantidos regularmente. 

 

Ao manter o sistema eficiente, você pode reduzir o desperdício de energia, melhorar a eficiência energética na indústria e também aumentar a vida útil de cada componente.