Veja o que você precisa considerar na hora de utilizar seu pneu em praia e não corra riscos no seu próximo passeio

 

Durante a maior parte de nossas vidas como motoristas, nós raramente teremos que lidar com areia. No entanto, existem pessoas que usam seus veículos recreativamente e lidam com exposição frequente com esse tipo de terreno.

 

A grande sacada é que dirigir na areia não é algo tão simples quanto parece. Um movimento em falso e você pode acabar com seu veículo completamente atolado!

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para quem precisa lidar com esse tipo de ambientação. O foco é na utilização adequada do pneu em praia. Confira!

CONTE COM BOAS PRÁTICAS DE DIREÇÃO

Os pneus normais não fornecem flutuação suficiente para os veículos bastante pesados ​​de hoje. Eles vão cortar a areia como uma faca quente na manteiga. 

 

Você provavelmente não irá longe. A resistência da areia logo o deixará mais lento. 

 

A boa notícia é que veículos off-road pequenos e leves, como quadriciclos, têm melhor desempenho em areia fofa. 

 

Caso você não tenha acesso a esse tipo de transporte, lembre-se do seguinte: quando a areia diminui sua velocidade, não acelere para tentar compensar! Permita que seu carro passe lentamente pela areia. 

 

Ele vai acelerar sozinho quando a areia ficar mais firme. Quando você notar que um ou mais pneus começam a patinar (se necessário, peça a alguém para monitorar os pneus para você), solte o acelerador imediatamente!

O giro dos pneus vai cavar fundo na areia e dificultar muito o retorno ao solo seguro. Uma recuperação rápida é quase impossível.

 

Esqueça o ímpeto de acelerar pela areia. Usar a inércia significa ficar fora de controle. O único procedimento seguro e controlado para dirigir em areia fofa é com pneus substancialmente vazios. 

 

Dependendo do tamanho do pneu e do peso do veículo, diminua a pressão normal dos pneus de cerca de 30 psi para pelo menos 20 psi. 

EXISTE ALGUM TIPO ESPECÍFICO DE PNEU EM PRAIA?

Embora não seja algo necessário, se você quer mesmo domar qualquer terreno arenoso, você vai querer investir em, pelo menos, um par de pneus off-road

 

Disponíveis não apenas em tamanhos diferentes, os pneus off-road costumam ser vendidos com uma grande variedade de opções em relação ao tamanho e forma. 

 

Eles aumentam a superfície de contato entre sua roda e o solo e reduzem as chances de que você fique preso enquanto o pneu patina na areia.

 

Para veículos de baixa potência e com números de cavalos de força mais altos, podem apostar em pneus com perfis mais altos e mais agressivos. 

 

Se você conhece o peso do seu veículo e uma estimativa de potência aproximada, a maioria dos fabricantes de pneus pode orientá-lo na direção certa.

 

Dessa forma, você poderá fazer uma escolha mais segura e contar com um pneu na praia que torne sua experiência muito mais proveitosa.