Descubra o que são as câmaras de ar e veja em que situações você deve utilizá-las em seu veículo!

Seu carro é uma máquina complicada com várias peças móveis trabalhando juntas para atingir um objetivo definido. 

Se algum componente não funcionar em sua capacidade máxima, todo o sistema desmorona. 

Uma dessas partes fundamentais são as câmaras de ar

Se você nunca parou para pensar na importância deste item e em quais situações utilizá-las, então continue lendo e aprenda um pouco sobre essa parte essencial dos pneus.

O que são as câmaras de ar?

A maioria das pessoas já ouviu falar de câmaras de ar usadas em motocicletas ou bicicletas, ou como meio de diversão em um dia de calor. No entanto, poucas pessoas estão familiarizadas com seu uso em pneus de veículos comerciais ou de passageiros. 

Câmaras de ar não se limitam a um tipo de veículo específico, mas geralmente não é comum que os carros modernos usem pneus com esse tipo de recurso. 

Quase todos os pneus usados ​​em veículos modernos são sem câmara, usando uma válvula Schrader fixada através do aro ou roda para regular a pressão do ar. 

Elas são fabricadas com muitos materiais diferentes, na maioria das vezes com compostos de borracha ou plásticos e borrachas sintéticas. 

Para veículos menores de dois pneus, como motocicletas e bicicletas, as câmaras de ar são construídas para resistências e tamanhos específicos com base no tipo de passeio pretendido. 

Para veículos maiores e mais pesados, elas precisam ser robustas e duráveis.

Aplicações para câmara de ar

camaras de ar

Embora a maioria dos carros na estrada use pneus sem câmara, muitos veículos ainda dependem delas para permitir a inflação adequada para as aplicações pretendidas. 

Os pneus com câmara de ar são normalmente usados ​​em tratores e na maioria dos equipamentos industriais - todos os quais precisam de inflação e estabilidade adicionais para manter o equilíbrio adequado. 

Saber os requisitos de dimensionamento adequados que cada câmara de ar precisa para um determinado tipo de pneu faz toda a diferença no mundo quando chega a hora de encaixar os pneus em suas máquinas.

Tamanhos das câmaras de ar

Câmaras de ar têm uma grande variedade de tamanhos disponíveis. Cada câmara de ar é projetada para se ajustar à circunferência de rodas específicas e à largura do próprio pneu.

Saber as entradas e saídas de seus pneus e as tarefas que você precisa que os veículos executem ajudará a determinar os tamanhos necessários de suas câmaras de ar

Para dimensionar corretamente, você precisará inflá-la ligeiramente antes de medi-la em relação ao tamanho da roda. 

Encher um pouquinho permite que você faça a mensuração corretamente. Câmaras cheias demais (ou de menos) não se acomodam corretamente na roda e interferem no dimensionamento adequado.

Encontrar as câmaras de ar certas para os seus pneus pode ser uma experiência que causa ansiedade. Felizmente para você, a Big Tires tem uma seleção para atender a todas as suas necessidades de pneu, não importa o tamanho ou aplicação.