Confira alguns passos simples para descobrir como avaliar o desempenho do carro!

Determinar o desempenho do carro pode ser complicado porque há muitos componentes diferentes. Mesmo quando um veículo parece perfeitamente bom e está funcionando bem, ele ainda pode ter problemas sem primeiro dar sinais de aviso. 

No entanto, há uma série de coisas diferentes a serem observadas que podem indicar se um veículo está passando por qualquer tipo de problema. 

Alguns componentes, como os motores, são caros para substituir e os veículos são essencialmente inúteis sem os componentes adequados, por isso é importante manter o veículo o mais saudável possível e fazer os reparos necessários se você suspeitar que há um problema.

Portanto, confira alguns passos simples para definir o desempenho do carro e ver se ele precisa de cuidados adicionais!

1 - Verifique os fluidos do veículo

Os fluidos são um dos indicadores mais eficientes da condição de um veículo. O óleo deve ser marrom, translúcido e cheio. 

Não deve cheirar a queimado ou ser leitoso, grudento ou descolorido, uma vez que esse são todos sinais de problemas potenciais do motor. 

A qualquer sinal de irregularidade, faça a troca adequada dos fluidos.

2 - Procure por vazamentos

Vazamentos são um sinal de que o desempenho do carro está comprometido. Peça a um mecânico de confiança que examine qualquer área do motor onde você vê o acúmulo de fluido. 

Estacione o veículo em uma laje de concreto relativamente limpa e deixe-o lá durante a noite. Você poderá ver as áreas onde houve um vazamento significativo na manhã seguinte, porque os fluidos se acumularam no concreto.

3 - Ligue o carro

O carro deve dar a partida facilmente, sem se debater, bater ou parar. Ouça o motor funcionando. O motor não deve fazer barulho de batidas, estalos e rangidos, nem deve fumegar. 

Observe o escapamento e verifique se uma quantidade incomum de gases emissores está sendo emitida. Os gases de emissão devem ser relativamente límpidos e imperceptíveis, não brancos, pretos ou azuis. O carro deve manter marcha lenta constante.

4 - Dirija o carro

Uma das melhores formas de avaliar o desempenho do carro é ver como ele acelera, para e mantém a velocidade. Preste atenção em quaisquer batidas, choques ou rangidos estranhos. Observe se o carro hesita ou parece apresentar alguma dificuldade. 

Observe os medidores com cuidado, certificando-se de que todos permaneçam dentro da faixa normal durante a operação. 

Opere o veículo em uma variedade de velocidades por pelo menos 30 minutos para garantir que você tenha tempo suficiente para aquecer e avaliar completamente a condição do veículo.

5 - Leve o carro a um mecânico

Um dos passos mais simples é simplesmente levar seu veículo até um mecânico e realizar a verificação de compressão e ver se o motor tem pressão correta. 

A perda de compressão em um motor pode comprometer gravemente o desempenho do carro e ainda revelar outros problemas, incluindo problemas com os anéis, cilindros ou válvulas. 

Se alguma luz de erro do painel estiver acesa, peça ao mecânico que conecte um leitor de código ao computador do veículo e faça a varredura em busca de códigos de erro para revelar os problemas.