Você já sabe como utilizar um pneu corretamente, mas será que sabe como são desenvolvidos ?

Antes de entender essa parte, vamos aprender sobre as partes que constituem o mesmo. Um pneu moderno leva um tipo especial de borracha - uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado "negro de fumo", um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.

Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo).

Lonas: As lonas são as camadas de tecido que constituem a estrutura do pneu e são geralmente compostas por cordas de fibra entrançadas e revestidas com borracha. Estas permitem que o pneu seja flexível, mas não elástico. Uma camada denominada tela carcaça é colocada diretamente sobre o revestimento interno do pneu, tornando o pneu mais resistente.

Talões: Os talões são fabricados com aço forte entrançado, revestido com borracha, e criam um vedante hermético entre o pneu e a jante da roda.

Cinta: As cintas de aço são colocadas à volta do pneu para reforçar a resistência e proporcionar rigidez. Estas são constituídas por folhas de fio de aço trançado revestidas com borracha. Por vezes, também é adicionado um cabo de Kevlar para força adicional, resistência a furos e durabilidade.

Flanco: Trata-se da área de borracha de espessura adicional que é colocada do talão ao piso e que oferece ao pneu estabilidade lateral. É também aí que poderá encontrar todas as informações do fabricante sobre o seu pneu.

Ombro: O seu pneu tem uma pequena extremidade biselada entre o piso e o flanco. O seu design e construção têm um papel importante no modo como o pneu o ajuda em curvas.

Piso: Trata-se da área macia do seu pneu, na qual a borracha entra em contato com a estrada. O piso proporciona amortecimento e aderência e o seu design e composto determinam muitas das características mais importantes do desempenho do pneu.

Lamela e sulco: Os blocos do piso são separados por sulcos profundos que permitem que o pneu disperse água, neve e lama. As lamelas são sulcos menores ou cortes feitos nos próprios blocos do piso que proporcionam aderência adicional e que são especialmente importantes num pneu concebido para neve e gelo.

Coluna: A parte central do pneu é a parte mais vulnerável, pelo que alguns tipos de pneu têm uma coluna colocada ao longo desta parte central para proporcionar um reforço.

Mistura

A mistura de borracha do seu pneu é constituída por cerca de 30 ingredientes. As proporções dos ingredientes dependem dos objetivos de desempenho do pneu. A mistura é composta por vários tipos de borracha, enchimentos e outros ingredientes, misturados em misturadoras gigantes, denominadas misturadoras Banbury. Estas máquinas criam um composto negro e viscoso que será enviado para ser cortado.

Corte

Após a borracha ter esfriado, é enviada para uma instalação de corte especial, onde é cortada em faixas que irão formar a estrutura básica do pneu. Na etapa de corte, são preparados outros elementos do pneu, alguns dos quais são revestidos com outro tipo de borracha.

Construção

O pneu é construído, de dentro para fora. Os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as lonas, os pisos e os restantes componentes são colocados numa máquina de construção de pneus que assegura que cada peça é colocada no lugar certo. O resultado é relativamente semelhante ao produto final e é conhecido como pneu verde.

Cura

O pneu verde é então vulcanizado com moldes quentes numa máquina de cura, que comprime todas as partes do pneu e que molda o pneu na forma final, incluindo o padrão do piso e as marcas do flanco do fabricante.

Inspeção

Para que um pneu seja considerado como pronto para ser enviado para venda, tem de ser submetido a uma inspeção cuidadosa realizada visualmente por inspetores treinados e utilizando máquinas concebidas para detectar a menor mácula ou imperfeição. Uma seleção de pneus é retirada da linha para verificações com raios-X, para procurar potenciais pontos fracos internos ou falhas.